ManausPrincipais Notícias

Voluntários e sociedade se mobilizam para ajudar famílias atingidas pela cheia

Apesar do nível das águas do rio Negro ter estabilizado e até apresentar uma redução lenta nos últimos dias, milhares de famílias de Manaus e de todo o Amazonas continuam sem condições de retornar às suas casas e passam por momentos de extrema vulnerabilidade, principalmente alimentar, que se agrava ainda mais diante da pandemia da Covid-19, acentuando a crise econômica e o desemprego.

Face a esse cenário, as campanhas e o voluntariado realizado por pessoas, entidades e grupos em toda a cidade tem sido fundamental para assegurar que, pelo menos, famílias possam ter o mínimo de assistência neste calamitoso período, como a Organização da Sociedade Civil (OSC) ‘Parceiros Brilhantes’, que, desde 2019, desenvolve um trabalho de arrecadação de fundos que são convertidos em cestas básicas. Inclusive, no final de abril, a ‘Parceiros Brilhantes’ lançou a campanha ‘SOS Cheia AM’, destinada ao apoio das famílias atingidas na capital e nos municípios da Região Metropolitana.

“Nesse período, já conseguimos assistir mil famílias de Manaus, no Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara. É importante ressaltar que, além dos alimentos, a água potável também é fundamental neste momento”, ressaltou a fundadora e diretora da organização, Mayara Brilhante, ao falar acerca dos kits entregues às famílias, galões de 5 litros e produtos de higiene pessoal.

Com uma rede de apoio formada por 1,5 mil voluntários, o projeto social ‘Auxiliares do Bem’ arrecada, além dos alimentos, roupas e outros materiais que são utilizados para diversos fins, desde a distribuição de sopas para moradores de rua à entrega de donativos para hospitais, abrigos e associações de moradores de comunidades atingidas pela cheia.

“As consequências da cheia histórica deste ano se agravaram, ainda mais por conta da pandemia, provocando uma situação de vulnerabilidade sem precedentes, e o apoio de todos os setores da sociedade é fundamental para que possamos oferecer o suporte para tantas pessoas”, afirmou uma das coordenadoras do projeto, Izabella dos Santos Ferreira.

União de todos

A iniciativa de um grupo composto por seis amigos e advogados é voltada para a mobilização da classe para amenizar o drama dos manauaras atingidos pela cheia, culminando no lançamento da campanha ‘Causa Solidária’, na segunda semana de junho e a uma grande ação que em pouco mais de duas semanas já reúne 71 profissionais da área e realizou a entrega de mais de duas toneladas de alimentos para moradores dos bairros São Jorge, Educandos, Colônia Antônio Aleixo e Puraquequara, em Manaus.

“Muito mais do que uma atração turística ou para tirar fotos, a cheia é um problema grave, muitas famílias perderam tudo o que tinham, além de estarem passando fome e privações. A água não vai baixar agora e o dever chama a todos, inclusive a classe dos advogados, para que estejamos presentes neste momento”, Sywan Peixoto Neto, um dos idealizadores do projeto.

Ainda segundo o advogado, com o maior número de voluntários e colaboradores, será possível ampliar ainda mais o alcance e a quantidade de pessoas beneficiadas.

“Nossa expectativa, assim como de todos que abraçaram esta causa, é que possamos aumentar a cada semana a assistência e o apoio às famílias, porque somente indo a cada local e conhecendo de perto a realidade, podemos ter a dimensão do que está acontecendo em Manaus”, acrescentou Peixoto Neto.

A mesma opinião é compartilhada pelo diácono Afonso Brito, um dos coordenadores da ‘Campanha Pelas Vítimas da Enchente’, da Arquidiocese de Manaus, que já atendeu mais de 1,5 mil famílias na capital e em Manacapuru desde o início do período mais agudo da cheia.

“Precisamos nos unir e sensibilizar a todos que puderem ajudar, principalmente, com alimentos e água, porque o cenário que encontramos de pandemia, famílias desabrigadas e sem ter o que comer, demanda urgência, não podendo esperar”, ressaltou.

Press Comunicação

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Entenda as mudanças da reforma tributária no Senado

Redação

Distrito Federal investiga 42 casos suspeitos para febre maculosa

Redação

Como obter o ID Jovem

Redação

Deixe um comentário