Encontros, em Manaus, reuniram comunidades científica e acadêmica para levar propostas à conferência climática
A Universidade Nilton Lins participou, na quarta-feira (20/08), de dois eventos de grande relevância ligados à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). Pela manhã, representantes da instituição estiveram presentes no Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia com a Presidência da COP30, realizado na Ufam.
O encontro reuniu mais de 200 pesquisadores, lideranças acadêmicas e autoridades nacionais, entre as quais a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, enviada especial para Mulheres da COP30, e o embaixador André Aranha Corrêa do Lago, presidente da conferência no Brasil.
Na ocasião, foi entregue o documento “Contribuições da Comunidade Científica da Amazônia para a Implementação da NDC Brasileira (2025–2035)”, com recomendações e propostas para fortalecer a Agenda de Ação da COP30. Também participaram ministros do Governo Federal, como Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A reitora Gisélle Lins e a vice-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Cleuciliz Santana, representaram a Universidade Nilton Lins. A instituição contribuiu com propostas e projetos voltados à preservação da Amazônia, no Eixo III – Transformação da Agricultura e Sistemas Alimentares.
“A COP30 significa uma oportunidade histórica para que a Amazônia seja ouvida e para que possamos apresentar soluções baseadas na ciência, na inovação e no conhecimento produzido por nossas universidades. A Nilton Lins reafirma seu compromisso em contribuir com pesquisas e propostas que conciliam proteção ao meio ambiente e sustentabilidade para a região”, disse a reitora.
Já no período da tarde, professores e acadêmicos da Nilton Lins participaram do XIII Encontro das Entidades de Economistas da Amazônia Legal (ENAM), promovido pelo Corecon-AM/RR, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O evento, que tem como tema “Pacto Econômico com a Amazônia: rumo à COP30”, reúne até sexta-feira (22/08) economistas, pesquisadores e estudantes para debater estratégias de desenvolvimento sustentável da região no contexto da conferência climática.
Na Aleam, estiveram presentes o coordenador do curso de Ciências Econômicas, professor Mourão Júnior, os docentes Kamilla Loureiro e Edivaldo Silva, além de alunos das turmas LCE061 e LCE081.
A COP30 será realizada pela primeira vez na região amazônica e contará com chefes de Estado, cientistas e organizações internacionais para discutir medidas globais contra as mudanças climáticas.
Fonte: Press Comunicação Estratégica