ManausPrincipais Notícias

Universidade Nilton Lins marca presença em eventos estratégicos para COP30

Encontros, em Manaus, reuniram comunidades científica e acadêmica para levar propostas à conferência climática 

A Universidade Nilton Lins participou, na quarta-feira (20/08), de dois eventos de grande relevância ligados à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). Pela manhã, representantes da instituição estiveram presentes no Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia com a Presidência da COP30, realizado na Ufam.

O encontro reuniu mais de 200 pesquisadores, lideranças acadêmicas e autoridades nacionais, entre as quais a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, enviada especial para Mulheres da COP30, e o embaixador André Aranha Corrêa do Lago, presidente da conferência no Brasil.

Na ocasião, foi entregue o documento “Contribuições da Comunidade Científica da Amazônia para a Implementação da NDC Brasileira (2025–2035)”, com recomendações e propostas para fortalecer a Agenda de Ação da COP30. Também participaram ministros do Governo Federal, como Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A reitora Gisélle Lins e a vice-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Cleuciliz Santana, representaram a Universidade Nilton Lins. A instituição contribuiu com propostas e projetos voltados à preservação da Amazônia, no Eixo III – Transformação da Agricultura e Sistemas Alimentares.

“A COP30 significa uma oportunidade histórica para que a Amazônia seja ouvida e para que possamos apresentar soluções baseadas na ciência, na inovação e no conhecimento produzido por nossas universidades. A Nilton Lins reafirma seu compromisso em contribuir com pesquisas e propostas que conciliam proteção ao meio ambiente e sustentabilidade para a região”, disse a reitora.

Já no período da tarde, professores e acadêmicos da Nilton Lins participaram do XIII Encontro das Entidades de Economistas da Amazônia Legal (ENAM), promovido pelo Corecon-AM/RR, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O evento, que tem como tema “Pacto Econômico com a Amazônia: rumo à COP30”, reúne até sexta-feira (22/08) economistas, pesquisadores e estudantes para debater estratégias de desenvolvimento sustentável da região no contexto da conferência climática.

Na Aleam, estiveram presentes o coordenador do curso de Ciências Econômicas, professor Mourão Júnior, os docentes Kamilla Loureiro e Edivaldo Silva, além de alunos das turmas LCE061 e LCE081.

A COP30 será realizada pela primeira vez na região amazônica e contará com chefes de Estado, cientistas e organizações internacionais para discutir medidas globais contra as mudanças climáticas.

Fonte: Press Comunicação Estratégica

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Fundação Cultural Palmares reconhece mais 16 comunidades quilombolas

Redação

Trabalho Social com Grupos do Sesc Amazonas está com inscrições abertas 

Redação

Operação Petróleo Real contabiliza 46 autuações durante fiscalização em postos de combustíveis de SC

Redação

Deixe um comentário