A votação paralela dos servidores ocorrerá no dia 26 de agosto em plataforma eletrônica e seguirá as mesmas regras da eleição oficial do MPAM
Em alusão à campanha pela Democratização do Ministério Público e cumprindo o Plano de Lutas das entidades nacionais de servidores (FENAMP e ANSEMP), o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas – SINDSEMP-AM realizará a “Eleição Simbólica” para formação de lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral de Justiça no biênio 2024-2026. A eleição dos servidores ocorrerá no dia 26 de agosto (segunda-feira), das 8h às 17h (horário de Manaus). Poderão participar apenas os filiados ao SINDSEMP-AM.
Presidente do SINDSEMP-AM, Wladia Maia, explica que a realização da eleição simbólica dos servidores do MPAM reforça uma das principais lutas da categoria: a democratização da Instituição e a aprovação da PEC 147/2015, que tramita na Câmara dos Deputados.
Além disso, o SINDSEMP-AM busca maior presença e participação nos espaços institucionais. “O sindicato é excluído das principais discussões relativas aos servidores, numa tentativa de calar a voz dos profissionais do MPAM. Por conta disso, as práticas antissindicais tornaram-se regra justamente no órgão responsável por defender o regime democrático. Tais condutas foram devidamente relatadas ao Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP e são acompanhadas também de tratamento discriminatório entre as entidades de classe, uma vez que a postura dispensada à Associação dos Promotores é totalmente oposta da aplicada ao SINDSEMP-AM, num claro sinal de favorecimento político”, afirmou.
O pleito dos servidores será gerenciado pela empresa Pandora, sediada em São Paulo (SP), que possui vasta experiência em votações eletrônicas. Além disso, a plataforma da eleição possui protocolos de segurança para garantir o sigilo e a lisura do processo eleitoral.
Eleição Simbólica de 2022 cravou a lista tríplice
Há dois anos, a eleição simbólica realizada pelo SINDSEMP-AM acertou os nomes dos candidatos e suas respectivas posições. “Mais de 200 servidores participaram do pleito, cujo resultado surpreendeu pela precisão, refletindo a escolha literal de membros e servidores do MPAM naquela oportunidade”, informa Wladia Maia.
SINDSEMP-AM lista algumas demandas e faz apelo aos pré-candidatos a PGJ
O sindicato elaborou uma lista preliminar de demandas ao futuro Chefe do MP. Todos os itens visam atender às necessidades da categoria e impactam diretamente na atuação desses profissionais em seus ambientes de trabalho. O binômio “valorização-resultados” é o caminho natural para o desenvolvimento e fortalecimento da Instituição junto à sociedade. Veja abaixo quais as principais demandas atuais dos servidores do MP-AM:
– Prevalência do respeito e do diálogo institucional;
– Fim do tratamento discriminatório entre as entidades de classe;
– Políticas institucionais de promoção da saúde mental e de combate ao assédio;
– Concessão periódica da data-base e fim da interferência nas matérias de servidores na ALEAM;
– Ajustes no Plano de Carreiras, de modo a corrigir injustiças remuneratórias entre os cargos;
– Extensão do adicional de qualificação a todos os servidores do MPAM;
– Flexibilização de regras e aumento de vagas no programa de teletrabalho;
– Incentivos financeiros específicos aos servidores lotados no interior;
– Substituição de servidores cedidos pelas Prefeituras por aprovados no concurso público realizado em 2024;
– Ampliação do quadro efetivo de servidores e nomeação dos candidatos que estão no cadastro de reserva.