Manaus

SINDSEMP-AM realiza eleição simbólica para Procurador-Geral de Justiça do MP-AM

A votação paralela dos servidores ocorrerá no dia 26 de agosto em plataforma eletrônica e seguirá as mesmas regras da eleição oficial do MPAM

Em alusão à campanha pela Democratização do Ministério Público e cumprindo o Plano de Lutas das entidades nacionais de servidores (FENAMP e ANSEMP), o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas – SINDSEMP-AM realizará a “Eleição Simbólica” para formação de lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral de Justiça no biênio 2024-2026. A eleição dos servidores ocorrerá no dia 26 de agosto (segunda-feira), das 8h às 17h (horário de Manaus). Poderão participar apenas os filiados ao SINDSEMP-AM.

Wladia Maia – Presidente do SINDSEMP-AM

Presidente do SINDSEMP-AM, Wladia Maia, explica que a realização da eleição simbólica dos servidores do MPAM reforça uma das principais lutas da categoria: a democratização da Instituição e a aprovação da PEC 147/2015, que tramita na Câmara dos Deputados.

Além disso, o SINDSEMP-AM busca maior presença e participação nos espaços institucionais. “O sindicato é excluído das principais discussões relativas aos servidores, numa tentativa de calar a voz dos profissionais do MPAM. Por conta disso, as práticas antissindicais tornaram-se regra justamente no órgão responsável por defender o regime democrático. Tais condutas foram devidamente relatadas ao Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP e são acompanhadas também de tratamento discriminatório entre as entidades de classe, uma vez que a postura dispensada à Associação dos Promotores é totalmente oposta da aplicada ao SINDSEMP-AM, num claro sinal de favorecimento político”, afirmou.

O pleito dos servidores será gerenciado pela empresa Pandora, sediada em São Paulo (SP), que possui vasta experiência em votações eletrônicas. Além disso, a plataforma da eleição possui protocolos de segurança para garantir o sigilo e a lisura do processo eleitoral.

Eleição Simbólica de 2022 cravou a lista tríplice

Há dois anos, a eleição simbólica realizada pelo SINDSEMP-AM acertou os nomes dos candidatos e suas respectivas posições. “Mais de 200 servidores participaram do pleito, cujo resultado surpreendeu pela precisão, refletindo a escolha literal de membros e servidores do MPAM naquela oportunidade”, informa Wladia Maia. 

SINDSEMP-AM lista algumas demandas e faz apelo aos pré-candidatos a PGJ

O sindicato elaborou uma lista preliminar de demandas ao futuro Chefe do MP. Todos os itens visam atender às necessidades da categoria e impactam diretamente na atuação desses profissionais em seus ambientes de trabalho. O binômio “valorização-resultados” é o caminho natural para o desenvolvimento e fortalecimento da Instituição junto à sociedade. Veja abaixo quais as principais demandas atuais dos servidores do MP-AM:

– Prevalência do respeito e do diálogo institucional;
– Fim do tratamento discriminatório entre as entidades de classe;
– Políticas institucionais de promoção da saúde mental e de combate ao assédio;
– Concessão periódica da data-base e fim da interferência nas matérias de servidores na ALEAM;
– Ajustes no Plano de Carreiras, de modo a corrigir injustiças remuneratórias entre os cargos;
– Extensão do adicional de qualificação a todos os servidores do MPAM;
– Flexibilização de regras e aumento de vagas no programa de teletrabalho;
– Incentivos financeiros específicos aos servidores lotados no interior;
– Substituição de servidores cedidos pelas Prefeituras por aprovados no concurso público realizado em 2024;
– Ampliação do quadro efetivo de servidores e nomeação dos candidatos que estão no cadastro de reserva. 

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Em 2023, trabalho socioambiental da FAS beneficiou mais de 80 mil pessoas na Amazônia

Redação

Defesa de Alejandro Valeiko entra com pedido de Habeas Corpus no STJ

Redação

Até R$ 11,8 mil: Prefeitura de Atalaia do Norte confirma pagamento de Abono-Fundeb a profissionais da Semed

Redação

Deixe um comentário