A Super Tech Week (STW) 2025 foi realizada na semana passada, em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), marcando o encerramento do Projeto Super, uma iniciativa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O evento, que tem como objetivo fomentar avanços tecnológicos e promover a transformação social, aconteceu no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), reunindo 870 acadêmicos e especialistas para uma imersão na “era digital”.
“A Super Tech Week é uma celebração do aprendizado e da aproximação dos alunos com o mercado. A pesquisa é a base da inovação, e eventos como este ajudam os estudantes a desenvolverem soluções para problemas da sociedade. O Projeto Super começou em abril de 2020 com o principal objetivo de reduzir a evasão e aproximar nossos alunos do mercado de trabalho. Mas também pensamos em um projeto com capacitações transdisciplinares, socioemocionais, além de ensino de inglês e até Libras, tornando a universidade mais acessível”, destacou Fabíola Nakamura, coordenadora-geral do Projeto Super.
Já a professora Odette Passos, coordenadora do projeto em Itacoatiara, ressaltou o impacto positivo da iniciativa na trajetória dos estudantes. “Para nós e para os alunos, é uma grande realização, pois muitos tiveram acesso a bolsas que possibilitaram sua permanência em Itacoatiara. Além disso, por meio dos treinamentos e capacitações, eles aprimoraram seus conhecimentos. Dessa forma, conseguimos prepará-los melhor para o mercado de trabalho”, enfatizou.
Mais sobre o evento
A STW 2025 ofereceu oficinas, palestras com especialistas, exposições de projetos científicos e apresentações de banners, abrangendo áreas como Saúde, Indústria 4.0, Internet das Coisas (IoT), Meio Ambiente e Sustentabilidade, Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina.
Um dos destaques deste ano foi o Hackathon Mulheres em STEAM, que incentivou a participação feminina na tecnologia por meio de competições de programação. Também ocorreu a tradicional competição “Rei e Rainha da Derivada”, reunindo 33 estudantes para mostrar suas habilidades em derivar funções.
A estudante de Engenharia de Software Ana Clarissy destacou a importância da STW para a troca de experiências e criação de conexões acadêmicas. “Esses eventos são essenciais para a criação de redes de contato e para a apresentação de projetos inovadores. Meu projeto sobre realidade aumentada na metodologia 5S uniu tecnologia e otimização de processos, e essa interação pode gerar grandes parcerias”, afirmou.
Já Matheus Sena, estudante de Engenharia de Software e natural de Parintins, enfatizou que estudar na área tecnológica era um sonho e, graças ao apoio da iniciativa, conseguiu estudar e se manter longe de casa.
“Esse sempre foi um sonho para mim, e com minha professora e colega, conseguimos desenvolver um portal de valorização e informação da cultura dos povos indígenas do Médio Amazonas. Como aluno vindo de Parintins e com muitos amigos indígenas, acredito que essa plataforma será essencial para divulgar a cultura desses povos e ajudar a compreender melhor a história do nosso Brasil”, frisou.
Sobre o Projeto SUPER
O Projeto Super abrange 11 cursos de graduação no campus de Manaus, incluindo Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Design. No campus de Itacoatiara, os cursos contemplados são Engenharia de Produção, Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Desde sua primeira edição, a Super Tech Week já recebeu mais de 4,5 mil participantes e apresentou mais de 500 projetos, consolidando-se como um marco para o desenvolvimento tecnológico da Região Norte.
Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo: