ManausPrincipais Notícias

Dentista amazonense lança livro sobre combate à cárie dentária e seu impacto na saúde pública

A cárie dentária é um dos maiores desafios da saúde pública global. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 2,5 bilhões de pessoas sofrem com a doença não tratada em 194 países, tornando-a a doença crônica não transmissível (DCNT) mais prevalente no mundo, conforme o Relatório Global sobre a Situação da Saúde Oral.

No Brasil, a situação também preocupa: 41,5% da população é afetada, com uma média de 2,2 dentes cariados por pessoa, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil, conduzida em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Diante desse cenário, o dentista amazonense Thiago Noronha, doutor em Clínicas Odontológicas, lançou o livro “A Saúde Pública Mundial e o Flúor como Vacina para Cárie”, publicado pela Editora Appris e que está disponível em Português e Inglês na Amazon: https://a.co/d/0dlPJHX. Com 150 páginas, a obra explora a relação entre a cárie e a saúde pública, apresentando abordagens preventivas e tratamentos acessíveis, voltados tanto para profissionais de saúde quanto para o público em geral.

“A cárie é uma das doenças mais prevalentes no mundo e pode causar impactos estéticos, emocionais e funcionais. Estudos mostram que a maioria da população já teve ou terá problemas bucais em algum momento da vida, e, em casos mais graves, as complicações podem até levar a óbito”, explica.

A cárie ocorre devido à desmineralização dos dentes, um processo associado a fatores como má higienização, consumo excessivo de açúcares e até condições médicas que reduzem a produção de saliva, como a hipertensão.

A escovação diária continua sendo a melhor forma de prevenção precoce. Já nos casos em que a doença já está instalada, o uso do flúor se destaca como um dos principais tratamentos recomendados.

Essa é a principal defesa de Noronha em sua obra: o flúor deve ser adotado na rede pública de saúde, não apenas por sua eficácia na redução de cáries, mas também por representar uma solução acessível para minimizar custos e promover o bem-estar social.

Ciência, experiência e compromisso social

O livro traz uma análise de 75 anos de pesquisas científicas e práticas clínicas, abordando a experiência do autor em comunidades tradicionais da Amazônia e em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nos Estados Unidos e outros países.

Além disso, a obra também reflete a trajetória de João Batista Noronha, pai do autor, que há mais de 55 anos atua como dentista clínico e professor aposentado da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Thiago Noronha, por sua vez, acumula uma trajetória marcante na área da saúde. Ele é cirurgião-dentista da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA) e já foi coordenador-chefe do Check Up Hospital, além de ter atuado como professor da UEA e voluntário em ações sociais tanto na capital quanto no interior do Amazonas.

“Este livro começou a tomar forma no final do meu doutorado. Meu objetivo é ampliar o alcance da informação científica para que mais pessoas tenham acesso a orientações seguras e eficazes, ajudando a preservar não apenas a saúde bucal, mas a saúde como um todo”, finaliza o autor.

Mais sobre Thiago Noronha

Thiago Noronha é graduado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Doutor PhD. em Clínicas Odontológicas. Tem experiência como professor universitário, pesquisador acadêmico, cirurgião-dentista e coordenador chefe de hospital. Como ativista em saúde bucal, já participou de ações voluntárias em prol de estudantes da rede pública de ensino, migrantes e refugiados, pessoas em situação de vulnerabilidade social e povos tradicionais de áreas remotas do Amazonas.

Mais sobre João Batista Noronha

João Batista Noronha é professor titular aposentado da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde lecionou disciplinas relacionadas à cirurgia bucal e clínica integrada. Com mais de 55 anos de experiência em Odontologia Clínica, atua como ativista em saúde bucal, o que possibilitou o atendimento a pessoas de várias classes socioeconômicas do mundo. Atualmente, atende povos tradicionais e moradores de áreas remotas do Amazonas.

Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

MATHEUZINHO LANÇA REMIX DA FAMOSA “LERO LERO” QUE JÁ FOI DANÇADA POR NEYMAR E VINI JR

Redação

Comlurb retira 280 toneladas de gigogas da praia da Barra da Tijuca

Redação

Avião da Policia Federal pousou em Manaus na tarde desta quinta feira (16)

Redação

Deixe um comentário