Sistema Sepror realiza despesca de 16 toneladas de peixe para serem doadas a entidades beneficentes Doações serão feitas a entidades filantrópicas durante a Semana Santa

Nesta segunda-feira (06/04), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e sua vinculada, a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), realizou a despesca de 16 toneladas de peixes de quatro produtores localizados na estrada de Rio Preto da Eva, dando início a um processo que, até o fim da semana, fará a despesca de 70 toneladas.

A ação, executada pela Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa) da Sepror, em parceria com o Programa de Desperdício de Feiras, visa doar o pescado a entidades beneficentes cadastradas junto às secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e ao Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). A ação se dá em virtude da suspensão temporária das Feiras da ADS e do programa “Peixe no Prato”, de forma a evitar aglomeração de pessoas durante a pandemia de Covid-19, conforme determinado em decretos estaduais e federais.

Segundo o secretário executivo de Pesca e Aquicultura, Leocy Cutrim, esse é apenas o primeiro passo para novas aquisições que, somadas, chegarão a pouco mais de 70 toneladas de peixes, ajudando os piscicultores a se manterem economicamente ativos e possibilitando oferecer alimento a pessoas em vulnerabilidade social.

“Durante esta semana, estaremos despescando 70 toneladas de pescado, dos mais variados tipos, desde tambaqui roelo, tambaqui curumim e matrinxã. Vamos estar passando por diversas propriedades nos municípios de Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Manaus, Iranduba e Manacapuru”, afirmou Leocy.

Para os produtores, esta ação é um incentivo à produção e a certeza de que, além de obter o seu sustento, estão ajudando pessoas que precisam se alimentar, conforme afirma Luis Hélder Bonfá, proprietário de uma produção de tambaqui em Rio Preto da Eva.

“Essa atitude do governo é muito bem vinda, ajudando os produtores a se manter ativos, mesmo com essa pandemia, e levando alimento as pessoas que estão precisando dessa doação”, disse Bonfá.

Entidades – Seas, Sejusc e FPS, juntas, beneficiarão 268 instituições, entidades e associações de Manaus com a distribuição de peixes, frutas e verduras. Cada secretaria vai usar um espaço específico para distribuir os alimentos, obedecendo a horários, datas e distanciamento necessários para evitar aglomeração.

Despesca – Trata-se do processo pelo qual uma rede é passada dentro do viveiro para retirada dos peixes que possuem peso e tamanho adequados para comercialização (2,5 a 3 quilos). Os técnicos da Sepror avaliam o peixe e determinam quais devem ser retirados, obedecendo critérios estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

FOTOS: Djalma Júnior
FONTE: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror)

COMPARTILHAR

Related posts

Estrelado por Débora Falabella, ‘Cacilda Becker em Cena Aberta’ promete um mergulho sensível na vida da lendária atriz

Ateliê 23 apresenta nova versão do espetáculo ‘Helena’ no Teatro Icbeu

Tem Sesc Aqui acontece neste sábado (13), com show solidário de Ferrugem