Setembro Amarelo: Nilton Lins promove palestra e abre diálogo sobre saúde mental no AM

Em alusão ao Setembro Amarelo, a Universidade Nilton Lins realiza a palestra “Se precisar, peça ajuda!”, para conscientizar sobre a importância da prevenção ao suicídio. O evento, aberto ao público e à comunidade acadêmica, acontece na próxima sexta-feira (20), e abordará temas como os sinais de alerta, a importância da escuta ativa e a busca por ajuda profissional.

A iniciativa também busca estimular a discussão aberta sobre um tema ainda tabu, oferecendo ferramentas para que os participantes possam identificar situações de risco e oferecer apoio adequado a pessoas em sofrimento.

Além da palestra, a Universidade promoverá esta semana, rodas de conversa em escolas da zona Norte de Manaus, em parceria com a Associação das Donas de Casas do Estado do Amazonas, e estará presente em um painel na entrada da instituição, com a “Caixinha do Desabafo”, um espaço seguro para que a comunidade expresse seus sentimentos.

“Perceber os sinais de alerta é importante e pode salvar vidas. A palestra é a continuidade do nosso compromisso social e de uma série de ações permanentes desenvolvidas pela Universidade para conscientizar sobre o tema e prestar assistência a quem necessita de apoio”, destacou a reitora Gisélle Lins Maranhão.

ESPECIALIZAÇÃO

A Universidade Nilton Lins tem um forte engajamento no bem-estar psicológico e em prol da saúde mental de seus acadêmicos e da sociedade, e para isso mantém uma série de cursos, programas e atendimentos permanentes para a comunidade.

Um dos destaques é o programa de especialização e residência médica em Psiquiatria no curso de Medicina. Pioneiro e único no Amazonas, o curso atua na formação de profissionais especializados no diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, como depressão, ansiedade, bipolaridade e esquizofrenia, entre outros.

FELICIDADE

Outro destaque é o Laboratório da Felicidade, espaço exclusivo dentro da Universidade dedicado a prestar assistência gratuitamente aos acadêmicos, colaboradores e também aberto à sociedade, no qual são realizadas palestras, atividades, debates com especialistas e grupos de apoio.

A Nilton Lins também mantém o Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa), realizado pelo curso de Psicologia, que atende aos alunos e pessoas que moram nas regiões próximas da Universidade. Em 2023, o Sepa realizou cerca de 2,5 mil atendimentos psicoterápicos semanais, além de 475 triagens psicológicas voltadas para crianças, jovens e adultos, garantindo acesso e assistência de qualidade.

A palestra “Se precisar, peça ajuda!” tem início às 18h30, no auditório Vânia Pimentel da Universidade. As inscrições estão abertas no site http://cursosextensao.niltonlins.br:8081/.

Por Press Comunicação

COMPARTILHAR

Related posts

Webinar online apresenta edital “Prospera Sociobio” para criação de Núcleos de Desenvolvimento na Amazônia

Denúncia expõe crise na saúde de Iranduba apesar de orçamento recorde

Em 2025, projeto impacta 200 mulheres refugiadas e migrantes com formação empreendedora