Servidores estaduais passam por treinamento humanizado de atendimento à pessoa idosa no AM

Treinamento visa promover empatia, preparo técnico e sensibilidade no acolhimento a um público em constante crescimento no Amazonas

Servidores públicos do Estado participam do curso “Atendimento Humanizado à Pessoa Idosa: Preparando Servidores para um Atendimento Digno e Respeitoso”. A capacitação começou dia 9 segue até quarta (11), conduzida pelos treinadores de desenvolvimento humano Hélida Tavares e pelo Raphael Cortezão, do Instituto Inspiração Hub, visando promover uma nova cultura de relacionamento entre o setor público e a população idosa.

Com o aumento expressivo do número de idosos no Brasil — segundo o IBGE, o país deve ultrapassar a marca de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos até 2030 — o tema do envelhecimento tem ganhado centralidade nas políticas públicas.

No Amazonas, esse fenômeno também já é percebido nas repartições públicas, onde o atendimento a esse público exige não apenas agilidade, mas respeito, empatia e conhecimento das necessidades específicas.

De acordo com Hélida Tavares, o curso foi pensado para despertar nos servidores públicos o entendimento sobre o processo de envelhecimento e o impacto que uma abordagem humanizada pode gerar na vida dos idosos.

“Esse treinamento especial é para ajudar os servidores a lidarem diariamente com um público que precisa de atenção e de um tratamento especial. Muitas vezes, a gente não sabe bem como fazer isso. Contamos, então, com ferramentas de comunicação, conteúdos sobre o Estatuto do Idoso e técnicas que favorecem um atendimento com empatia e excelência”, explica Hélida.

HISTÓRIA E VOZ
A capacitação inclui dinâmicas, palestras interativas e simulações práticas para preparar os servidores a atuarem com sensibilidade, escuta ativa e conhecimento técnico, fatores que são cruciais em um momento em que a longevidade cresce e a população idosa está cada vez mais presente em ambientes institucionais.

“Os idosos de hoje são ativos, independentes, conscientes de seus direitos. São pessoas com histórias, com voz. É fundamental que o serviço público esteja preparado para acolher esse público com o respeito que ele merece”, destaca Hélida Tavares.

O curso marca também o compromisso do Estado com a valorização do atendimento ao cidadão, alinhando-se a uma política de capacitação continuada e de valorização da dignidade humana em todas as fases da vida.

“É um passo essencial para que o serviço público acompanhe a realidade do envelhecimento no Brasil e no Amazonas, promovendo um atendimento mais humano, justo e eficiente”, conclui a treinadora.

Fonte: Press Comunicação

COMPARTILHAR

Related posts

Estrelado por Débora Falabella, ‘Cacilda Becker em Cena Aberta’ promete um mergulho sensível na vida da lendária atriz

Ateliê 23 apresenta nova versão do espetáculo ‘Helena’ no Teatro Icbeu

Tem Sesc Aqui acontece neste sábado (13), com show solidário de Ferrugem