Servidores da Fundação Cecon recebem orientação sobre transtorno de ansiedade

Buscando o bem-estar dos profissionais, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) ofereceu aos servidores da unidade orientações sobre sintomas e como tratar o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). A ação, iniciada na segunda-feira (13/07) e finalizada nesta terça-feira (14/07), foi realizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) da Fundação.

Funcionários das enfermarias, departamentos administrativos e de Ensino e Pesquisa (DEP), serviço de Quimioterapia, dentre outros setores, receberam um folder com informações sobre os principais sintomas do transtorno de ansiedade e de como preveni-los. 

Segundo a psicóloga do Sesmt/FCecon, Jéssica Maia, o serviço realiza, todos os meses, o Diálogo Mensal de Saúde Mental. Na ocasião, são abordados temas como ansiedade, depressão, Síndrome de Burnout e Síndrome do Pânico, de maneira a esclarecer os colaboradores quanto à importância de cuidar da saúde mental.

Servidores da FCecon receberam orientações sobre sintomas e como tratar o Transtorno de Ansiedade Generalizada

“Às vezes, o colaborador está passando por algum problema na sua casa ou até algum problema ocupacional e aí, não sabe lidar com isso. Vem adoecendo, não procura ajuda, às vezes por vergonha, medo de ser estigmatizado pelos colegas. A intenção central desse trabalho é fazer com que esse colaborador saiba o que ele tem e saiba que existe alguém que pode ajudá-lo”, afirma Maia.

Sintomas – A psicóloga reforça que todo ser humano tem ansiedade como reação natural do corpo, no entanto, a TAG se caracteriza pelos sintomas exagerados, como tontura, tensão, insônia, perda ou ganho elevado de apetite, diarreia, pressão alta e palpitações. 

Em alguns casos, os sintomas são tão agudos que algumas pessoas chegam a procurar atendimento médico em unidades de saúde, achando se tratar de um ataque cardíaco.

Além dos sintomas, o folder entregue aos servidores traz orientações sobre como prevenir e tratar o Transtorno de Ansiedade Generalizada com o acompanhamento psicológico, que é fornecido aos funcionários da FCecon através do Sesmt.

“O Sesmt é um serviço que cuida especificamente da saúde do trabalhador, sendo formado pelo médico, psicólogo, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro e pelos técnicos de segurança do trabalho. Estamos todos ali voltados a ajudar o servidor tanto na segurança quanto a saúde mental, no atendimento médico, entre outros”, explica Maia.

O servidor que identificar a necessidade de acompanhamento psicológico deve procurar a sala do Sesmt, localizada no segundo andar do prédio da FCecon, ou entrar em contato pelo 3655-4782 para agendar consulta.

Fotos: Laís Pompeu/FCecon
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas  (FCecon)

COMPARTILHAR

Related posts

Estrelado por Débora Falabella, ‘Cacilda Becker em Cena Aberta’ promete um mergulho sensível na vida da lendária atriz

Ateliê 23 apresenta nova versão do espetáculo ‘Helena’ no Teatro Icbeu

Tem Sesc Aqui acontece neste sábado (13), com show solidário de Ferrugem