Semulsp realiza corte e poda de árvores com risco de tombamento em Manaus

A Prefeitura de Manaus realizou o corte e poda de árvores que apresentavam risco de tombamento na avenida Eduardo Ribeiro, Centro, zona Sul de Manaus, nesta quarta-feira (2/3). A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realizou o serviço de corte e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Instituto Municipal de Limpeza Urbana (Immu).

Com cerca de 15 metros de altura, os buritizeiros, árvores que produzem buriti, apresentavam um acelerado processo de apodrecimento na base, que é um grande fator de risco indicativo de tombamento. Segundo o subsecretário de Operações da Semulsp, José Rebouças, no dia 1/3 a Semmas foi acionada, esteve no local para realizar o diagnóstico, constatou o risco de tombamento e em seguida acionou a Semulsp.

“A nossa equipe operacional entra para realizar o corte e a pode das árvores. Mas esse é o cuidado que temos junto com a Semmas de não retirar árvores à toa. E essas realmente estavam em grande risco de tombarem, por exemplo, prejudicou a calçada, mas já evitamos, preventivamente, danos maiores, seguindo a determinação do prefeito David e do secretário Sabá Reis”, destacou Rebouças.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) já foi acionada para fazer a restauração da calçada.

Transformação em tijolos e adubos

O que antes viravam lixos e despesas para os cofres públicos, agora são reaproveitados e transformados em tijolos. É assim que a Prefeitura por meio da Semulsp está transformando a madeira proveniente da poda de árvores em todo o município.

Todo resto de tronco de árvores da avenida Eduardo Ribeiro foi encaminhado para fábrica de tijolos e devolvido para utilizar nas restaurações de praças e parques de Manaus. E os galhos das árvores foram triturados, levados para o aterro e transformados em adubo, também para serem utilizados no paisagismo da cidade.

Texto: Rebeca Mota/ Semulsp
Fotos: Divulgação/Semulsp

COMPARTILHAR

Related posts

Webinar online apresenta edital “Prospera Sociobio” para criação de Núcleos de Desenvolvimento na Amazônia

Denúncia expõe crise na saúde de Iranduba apesar de orçamento recorde

Em 2025, projeto impacta 200 mulheres refugiadas e migrantes com formação empreendedora