Programa Nacional de Processo Eletrônico traz agilidade e transparência à administração pública

Decreto que institui a iniciativa foi publicado nesta quarta-feira (13/3) e tem potencial de aprimorar procedimentos em estados e municípios

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13/3), o Decreto nº 11.946 , que institui o Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN). O objetivo é promover a adoção do um modelo mais ágil e transparente de processo administrativo nos estados, municípios e no Distrito Federal.

Entre as diretrizes do ProPEN estão o uso do meio eletrônico para autuação, tramitação e gestão de processos administrativos, de modo a estimular a transformação digital e a inovação na gestão.

Além disso, o programa pretende ampliar a disseminação da transparência na administração pública e promover a sustentabilidade por meio da racionalização dos insumos necessários à produção de processos administrativos. A simplificação das rotinas, com aumento da eficiência do Estado e melhoria dos serviços prestados ao cidadão também estão listados entre os benefícios do ProPEN.

Os estados e o Distrito Federal poderão participar do programa por meio de acordo de adesão com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que deverá ser firmado pelos governadores dos estados e do Distrito Federal.

O Ministério da Gestão oferece aos estados as soluções informatizadas do ProPEN para uso e distribuição aos municípios de sua área territorial e poderá, excepcionalmente, oferecer as soluções informatizadas aos municípios e consórcios públicos intermunicipais, de acordo com a conveniência, oportunidade e capacidade de atendimento ao objetivo do programa.

Por: Planalto

COMPARTILHAR

Related posts

Estrelado por Débora Falabella, ‘Cacilda Becker em Cena Aberta’ promete um mergulho sensível na vida da lendária atriz

Ateliê 23 apresenta nova versão do espetáculo ‘Helena’ no Teatro Icbeu

Tem Sesc Aqui acontece neste sábado (13), com show solidário de Ferrugem