Programa Brasil Alfabetizado lança Formação em Matemática Básica

Iniciativa do MEC foi elaborada pelo Instituto Nacional de Educação de Singapura

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) lança mais uma capacitação que visa certificar os voluntários participantes da iniciativa. A Formação em Matemática Básica foi elaborada pelo Instituto Nacional de Educação de Singapura e já está disponível, gratuitamente, no Ambiente de Aprendizagem Virtual do Ministério da Educação (Avamec), com um total de seis módulos e carga horária de 40 horas.

“A Formação foi elaborada por uma equipe, com vasta experiência, do Instituto Nacional de Educação de Singapura, onde o ministro Victor Godoy esteve. O conteúdo, portanto, está fundamentado em evidências científicas e nas melhores práticas de matemática básica, conforme as diretrizes da Política Nacional de Alfabetização”, destaca o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim.

O corpo técnico da secretaria de Alfabetização (Sealf) ficou responsável pela adaptação do conteúdo. A ideia é que, independentemente da formação inicial e experiência prévia, os cursistas obtenham conhecimento pedagógico e científico necessários para ministrar, de forma eficaz, a disciplina para jovens e adultos. A formação ocorre integralmente no ambiente virtual.

Nos seis módulos, que estão divididos em 32 unidades, estão os seguintes conteúdos: números; adição e subtração; multiplicação e divisão; dinheiro; comprimento; massa e tempo. As videoaulas se resumem a modelos com passo a passo para o professor aplicar em sala de aula. Logo após os vídeos, os roteiros são disponibilizados com imagens dos quadros utilizados.

Esses roteiros sugerem atividades para introduzir a prática do conteúdo, contudo o professor tem autonomia para ampliar a quantidade de exemplos a serem abordados. O material pode ser impresso para ser utilizado como apoio em sala de aula. As fichas de atividades e avaliações correspondentes a cada módulo estão disponibilizadas na unidade final.

O ministro da Educação, Victor Godoy, reforça a importância da capacitação. “Faça sua inscrição. Eu estive em Singapura e sei da importância e da qualidade da formação que fazem lá aos professores. Então, você que é professor dos anos iniciais de matemática e que tem interesse em conhecer esse material, eu te convido a acessar o site do Ministério da Educação”.

Saiba Mais 
O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) foi criado em 2003 com o objetivo de promover a superação do analfabetismo e o seu último ciclo ocorreu em 2016. Durante a execução, o Programa apresentou diversas questões relacionadas à falta de uniformidade na execução e dificuldade na mensuração dos objetivos alcançados. Por isso, recebeu um novo formato a partir da nova edição do Decreto nº 10.959, de 8 de fevereiro de 2022.

O objetivo do Programa permanece o mesmo, alfabetizar pessoas com idade igual ou superior a 15 anos de idade, a fim de promover a cidadania e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do País, por meio de assistência técnica e financeira aos entes federados que aderirem ao Programa.

Saiba mais AQUI

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MECMinistério da Educação

COMPARTILHAR

Related posts

Instituição que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social promove campanha beneficente de Natal

Feira do Pirarucu oferece pescado sustentável com valores a partir de R$ 6 para festas de fim de ano

Caravana de Natal da Coca-Cola estaciona no Manaus ViaNorte nesta quinta-feira