Cientistas da Alemanha e do Inpa fazem prévia sobre debate climático da Amazônia na Universidade Nilton Lins
Nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de novembro, a Universidade Nilton Lins promove o 2º Simpósio Amazônia 2030 – Questões de Sustentabilidade na Maior Região de Floresta Tropical do Mundo, reunindo pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras para discutir os rumos da Amazônia e as ações urgentes contra as mudanças climáticas.
O encontro, considerado uma prévia acadêmica da COP30, acontece no auditório Vânia Pimentel (Bloco Unicenter), no campus da Universidade Nilton Lins, em Manaus, e traz como destaques os cientistas Walter Leal Filho, da Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo (Alemanha), e Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Ambos são autores de um editorial publicado na revista Science com críticas às políticas ambientais brasileiras que contrariam os compromissos climáticos do país.
A programação inclui palestras e debates sobre biodiversidade, mudanças climáticas, economia circular, agricultura sustentável e justiça social, reforçando o papel estratégico da Amazônia nas discussões globais sobre sustentabilidade e desenvolvimento regional.
SERVIÇO
2º Simpósio Amazônia 2030 – Questões de Sustentabilidade na Maior Região de Floresta Tropical do Mundo
Local: Auditório Vânia Pimentel – Bloco Unicenter, Universidade Nilton Lins (Av. Prof. Nilton Lins, nº 3259, no bairro Parque das Laranjeiras, Manaus – AM)
Data: 6 e 7 de novembro de 2025
Horário: A partir das 8h
Abertura: Prof. Dr. Walter Leal Filho (Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, Alemanha)
Fonte: Press Comunicação Estratégica – Diogo Rocha