Pizzaria em Manaus adota nova prática para o consumo consciente

O restaurante e pizzaria Cantina Ghiotto tem divulgado uma nova prática adotada que reforça a importância do consumo consciente e da preservação do meio ambiente

Atualmente, o Brasil é responsável pelo descarte de cerca de 500 bilhões de garrafas pet por ano. Embora seja verdade que muitas dessas embalagens poderiam e deveriam ser recicladas, está cada vez mais difícil acompanhar o grande volume de resíduo plástico produzido, o que resulta em uma grande quantidade de lixo indigesto poluindo o ambiente e que demora centenas de anos para se decompor.

Tendo em vista a redução da poluição por meio das garrafas pet, o empresário Fábio Cunha, proprietário da Cantina Ghiotto, pizzaria renomada na cidade de Manaus, adotou um novo sistema de rodízio no estabelecimento, no qual descarta o antigo hábito de utilizar garrafas pets nos serviços e resgata a garrafa de vidro retornável do refrigerante Coca-Cola. “Acredito que se todas as pizzarias que tem rodízio com bebidas inclusas aderissem a esse modelo, implicaria em um impacto positivo para o meio ambiente de valor incalculável”, afirma Fábio.

Rodízio sustentável

De acordo com Fábio Cunha, os clientes do rodízio, que antes eram servidos com as garrafas plásticas, agora passam a receber a tradicional garrafa de vidro KS do refrigerante. O lançamento do novo Sistema Sustentável de Rodízio aconteceu nesta terça-feira (03), as 19h.
Com a criação do novo Sistema Sustentável de Rodízio, o empreendedor calcula que será sanado o despejo de 30 mil garrafas pets por mês e 360 mil por ano. Uma atitude que eleva o nível da sustentabilidade diminui o impacto ambiental que o plástico causa na natureza e traz, ainda, mais sabor e qualidade para os frequentadores da Ghiotto.

Fábio Cunha, proprietário da Cantina Ghiotto

Índices

O plástico está presente em nosso dia a dia por meio de diversos produtos e raramente pensamos nos impactos que esse material provoca na natureza. Por isso, em 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU) iniciou um movimento de conscientização global.

Segundo a Organização, a poluição causada pelo descarte de objetos de plástico é um dos grandes desafios da atualidade e a primeira providência é alertar a população sobre a gravidade do problema. Para isso, com base em um estudo publicado pela renomada revista científica norte-americana Science, selecionamos seis informações relevantes:

  1. O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor;
  2. Se continuar com esse ritmo de produção, até 2050 haverá mais plásticos nos oceanos do que peixes;
  3. O plástico é responsável pela morte de 100 mil animais marinhos por ano
  4. 91% do plástico utilizado no mundo não é reciclado
  5. No mundo, 1 milhão de garrafas plásticas são compradas por minuto
  6. Todos os anos são comprados 500 bilhões de sacolas plásticas descartáveis

Todo esse panorama mostra uma demanda muito urgente: como o ritmo de reciclagem não acompanha a produção, não basta separar o lixo, é importante reduzir o consumo de forma drástica.

COMPARTILHAR

Related posts

Marco histórico: Conselho Pleno aprova proposta para garantir direitos aos advogados com deficiência

“De Repente Mãe” estreia na TV Norte SBT com Luana Borba

Sesc Amazonas terá programação natalina com entrada gratuita, nesta sexta-feira (13)