Hospitais das Forças Armadas em Manaus estão com mais da metade dos leitos para covid-19 vagos
O senador Omar Aziz (PSD) fez dois apelos nesta tarde de quinta-feira (11) ao Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello: que seja viabilizada com urgência a vacinação de 70% da população do Amazonas e que os hospitais militares de Manaus, sejam utilizados no atendimento a pacientes com Covid-19. A manifestação aconteceu durante sessão híbrida com Senado, que contou com a presença do ministro.
Omar observou as dificuldades que o Amazonas enfrenta no momento, destacou as características da região, reconhecidamente difícil quanto à logística e reclamou do comportamento de representantes do governo federal em negar a ciência.“ Não dá pra nesse momento ficar negando a ciência”, disse.
Hospitais Militares
Informações do Portal UOL, desta quinta-feira (11) destacam que Manaus possui dois hospitais militares. O Hospital da Aeronáutica e o Hospital Militar da Área de Manaus, além de uma Policlínica Naval. Segundo a Secretaria de Saúde do Amazonas, 84 dos 116 leitos, ou seja, 72,4% do total de leitos destinados para pacientes de Covid-19, estavam livres nesses hospitais, enquanto 278 pacientes estão aguardando leitos.
Em declaração ao UOL, o Ministério da Defesa afirmou: “ Estes leitos constituem reserva técnica para garantir a saúde do pessoal militar “. A vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, a sanitarista Bernardete Perez, disse que “todo leito das Forças Armadas, bancadas com recurso público, tinha de ser disponibilizado para a população”.
Publicado por Portal Único