NORONHA2B WIP LAB DIVULGA PROJETOS PREMIADOS

Evento reuniu profissionais da indústria audiovisual em Fernando de Noronha (PE) para discutir temas ligados ao audiovisual e turismo

Noronha2B – Film Commission Forum apresentou cinema ao ar livre – crédito: Isidoro B. Guggiana

De 19 a 23 de agosto de 2024, o arquipélago pernambucano sediou o Noronha2B – Film Commission Forum (N2B). Para o público geral, o evento ofereceu atividades como a projeção de filmes na Praça São Miguel, shows, mesas e oficinas. Para os profissionais do audiovisual, o N2B trouxe um mercado audiovisual e laboratório de projetos, além de apresentar a região como opção de locação. Ao longo de cinco dias, o Noronha2B reuniu mais de 150 pessoas, entre cineastas, técnicos e equipe.

Uma das novidades do N2B foi o lançamento da Rede Nacional de Film Commissions, que reúne diversas instituições de todo o país, entre elas Belo Horizonte-MG, João Pessoa-PB, Pampa-RS, Salvador-BA, Santa Cruz do Sul-RS e São Paulo-SP. O evento teve participação de autoridades como Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Márcio Tavares, secretário-executivo do Ministério da Cultura e Jandira Feghali, deputada federal do RJ e outros.

A primeira edição do N2B entregou homenagens à compositora e cantora Lia de Itamaracá e à jornalista e diretora Simone Zuccolotto. Lia também apresentou o show de abertura, enquanto o encerramento ficou a cargo do grupo Maracatu Nação Noronha. Além de tutorias com renomados profissionais do audiovisual nacional e internacional, as rodadas de negócios garantiram dezenas de encontros entre realizadores e players de mercado. Também foram realizados painéis de qualificação para os cineastas, como a mesa de debate “A imagem do Brasil: o que vemos e o que pretendemos revelar”, com Suely Weller (Globoplay) e André Saddy (Canal Brasil).

Para seu laboratório de projetos, o N2B selecionou 12 longas em finalização e 14 projetos em fase de roteirização do Brasil, Argentina e Portugal, escolhidos entre mais de 140 trabalhos inscritos. O N2B WIP LAB foi dividido em três categorias, WIP Festivais (filmes em etapa de finalização para festivais), WIP Primeiro Corte (produções work in progress em sua versão inicial) e LAB Desenvolvimento, em fase de roteirização.

Entre os projetos premiados estão El Turbio” (Argentina), de Alejandro Encinas, que recebeu os Prêmios Destaque WIP Festivais: Gávea Filmes e seleção XVI Festival Internacional de Cinema da Fronteira; “Por Tu Bien” (Argentina), de Axel Monsú, que levou o Prêmio WIP Festivais – Punctum Sales, e “O Sino” (BA), de Isaac Donato, ganhou o Prêmio Destaque WIP Primeiro Corte: Esmeralda Produções.

O Prêmio Destaque Desenvolvimento Esmeralda Produções foi para “De Volta ao Começo” (PE), com direção e roteiro de Ander Beça; O Prêmio Destaque Desenvolvimento Maria Angela de Jesus foi entregue à “Marejada” (RJ), roteiro de José Bial; enquanto o Prêmio Destaque OCBPM (Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial) foi para “Choródromo” (RJ), de Helena de Castro e “Diabos de Fernando” (PE), direção e roteiro de Caio Dornelas.

O Destaque das consultoras de roteiro Camila Agustini e Mariana Tesch foi para “Lia desde Menina” (PE), direção de Lia Letícia; o Prêmio Destaque Sur Frontera WIP LAB foi para “Um Sumário Antes que Desapareça” (RS), direção de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes; Prêmio Destaque Turismo e Sustentabilidade, concedido pelas Film Commissions Brasileiras presentes foi para “React – Ondas de Transformação” (SP e Portugal), direção de Renato do Val e Yugo Romanelli.

O Noronha2B – Film Commission Forum (N2B) tem patrocínio do Banco do Nordeste, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal. O evento conta com patrocínio da CAIXA, EcoNoronha, Porto Alegre Film Commission, EmbraturAgência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo e Ancine – Agência Nacional do Cinema.

O evento tem apoio da Administração de Fernando de Noronha, Secretaria de Meio Ambiente, Empetur – Empresa de Turismo de Pernambuco, Fundarpe Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e Lazer, TV Pernambuco e Governo de Pernambuco. O N2B conta com a parceria do Forte Nossa Senhora dos Remédios, Projeto Tamar e Ministério do Meio Ambiente, através do ICMBio.

A primeira edição tem curadoria de Alessandro Engroff, Carla Esmeralda, Paulo Senise e Zeca Brito. A produção fica a cargo da Anti Filmes.

Projetos premiados

Prêmio Destaque WIP Festivais – Gávea Filmes (consultoria de distribuição): “El Turbio” (Argentina), de Alejandro Encinas;

Prêmio WIP Festivais – O prêmio Punctum Sales consistirá em uma Consultoria de Estratégia de Festivais e Vendas Internacionais: “Por Tu Bien” (Argentina), de Axel Monsú;

Prêmio Destaque WIP Primeiro Corte: Esmeralda Produções (assistir o segundo corte): “O Sino” (BA), de Isaac Donato;

Prêmio Destaque Desenvolvimento: Esmeralda Produções – consultoria de roteiro de dois tratamentos: “De Volta ao Começo” (PE), direção e roteiro de Ander Beça, produção de Tarsila Tavares;

Prêmio Destaque Desenvolvimento Maria Angela de Jesus: consultoria de roteiro de dois tratamentos: “Marejada” (RJ), roteiro de José Bial;

Prêmio Destaque OCBPM organização das cidades brasileiras patrimônio mundial – WIP Primeiro Corte e Desenvolvimento (prêmio de apoio de divulgação): “Choródromo” (RJ), de Helena de Castro e “Diabos de Fernando” (PE), direção e roteiro de Caio Dornelas, produção de Carla Francine;

Prêmio Destaque WIP Festivais – seleção XVI Festival Internacional de Cinema da Fronteira: “El Turbio” (Argentina), de Alejandro Encinas;

Prêmio Destaque Camila Agustini e Mariana Tesch – consultoria de roteiro de dois tratamentos: “Lia desde Menina” (PE), direção de Lia Letícia, roteiro de Lia Letícia e Dilner Gomes, produção de Camila Valença;

Prêmio Destaque Sur Frontera WIP LAB (vaga como projeto convidado na próxima edição): “Um Sumário Antes que Desapareça” (RS), direção, roteiro e produção de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes;

Prêmio Destaque Turismo e Sustentabilidade, prêmio das Film Commissions Brasileiras presentes: “React – Ondas de Transformação” (SP e Portugal), direção de Renato do Val e Yugo Romanelli, roteiro de João Kopke e Dário Costa, produção de Alexandre Antunes, Rui Lino e Victor Lemos.

Noronha2B – Film Commission Forum

Site: noronha2b.com

Instagram: @noronha2b

Facebook: /noronha2b

Patrícia Rabello (11) 98196-9290 

PR| Assessora de Imprensa| Consultoria em Comunicação| Produtora Executiva| Conexões Estratégicas

email: patirabello@uol.com.br; pati@patriciarabello.com.br

@patirabello

Por: Isidoro B. Guggiana – Assessoria de Imprensa

COMPARTILHAR

Related posts

Voa Brasil bate recorde de reservas em janeiro. Saiba como acessar

Live vai tirar dúvidas dos candidatos do CPNU, às 16h

Mobilização nacional nas escolas reforça combate a dengue, zika, chikungunya e oropouche