Dados foram compartilhados na 3ª Reunião Extraordinária em 2024 da Sala de Crise da Região Sul
Os níveis dos rios já começaram a baixar em alguns municípios do Rio Grande do Sul (RS), após novas inundações severas provocadas por volume elevado de chuva no fim de semana. É o que indicam os dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentados na 3ª Reunião Extraordinária em 2024 da Sala de Crise da Região Sul , realizada na quarta-feira (15/5) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Na Bacia do Rio Uruguai todas as estações estão em recessão, inclusive em Itaqui e Uruguaiana, que ainda registram os níveis mais elevados. Na Bacia do Rio Caí, São Sebastião do Caí está com tendência a sair da cota de inundação após registrar a 3ª maior cheia da história e em Montenegro o nível também está diminuindo, explicou o coordenador do Sistema de Alerta Hidrológico do SGB, Artur Matos.
>>Acompanhe o monitoramento do SGB
Os municípios monitorados na Bacia do Rio Taquari também estão em processo de recessão. As cidades de Muçum, Encantado, Estrela, Lajeado e Bom Retiro do Sul saíram da cota de alerta. Em Taquari, o nível ainda está acima da cota de inundação.
Os rios Jacuí e Sinos que também drenam água para o Guaíba ainda estão elevados e acima da cota de inundação, mas em processo de recessão. Em Porto Alegre, o Guaíba já começou a baixar, mas ainda deve permanecer por no mínimo 10 dias acima da cota de inundação (3 m). A cheia vai demorar a diminuir, completou Matos. Com a previsão de chuvas para os próximos dias, é possível que aconteça um repique (elevação) em alguns momentos.
Apoio técnico para monitoramento do rios
O SGB tem fornecido apoio técnico à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA-RS) para o monitoramento dos níveis do Guaíba. Após apoiar a instalação de réguas e ponto de coleta de dados, a equipe de pesquisadores colaborou, nesta segunda-feira (13), para a instalação de mais um pluviômetro. Esse equipamento é fundamental para monitorar o volume de chuvas.
Pico na Lagoa dos Patos
Esse volume de águas que está sendo drenado do Guaíba chega à Lagoa dos Patos. As previsões apresentadas pelo SGB indicam que as cidades da região Arambaré, São Lourenço do Sul, Pelotas e Rio Grande podem ter o pico da cheia na terça-feira (22/5).
O monitoramento realizado pelo SGB pode ser acompanhado, em tempo real, por meio da plataforma SACE.
Por: Serviço Geológico do Brasil