Ministério das Mulheres e Sebrae planejam parcerias para mulheres empreendedoras

Em reunião entre as instituições, foram debatidos o apoio aos negócios chefiados por mulheres e o compromisso com um Brasil sem Misoginia

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, se reuniu esta semana com o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima, para um diálogo com a pretensão de firmar parcerias e ações de fortalecimento das políticas públicas de promoção da igualdade de gênero e de enfrentamento à misoginia. Além disso, trataram da importância de ampliar o acesso de empreendedoras das favelas e periferias dos grandes centros urbanos às ferramentas que possibilitam o surgimento e ampliação dos empreendimentos chefiados por mulheres. 

“Precisamos do apoio do Sebrae no processo de disseminação das ações do Ministério das Mulheres para que tenhamos a participação dos municípios brasileiros”, disse a ministra Cida Gonçalves ao destacar a importância da parceria.

A ministra das Mulheres também destacou dois eixos importantes para a superação da desigualdade de gênero: a necessidade de incluir as mulheres vulneráveis no mercado de trabalho e garantir a igualdade salarial. Ela também ressaltou que “o empreendedorismo já vem sendo um forte aliado para muitas mulheres que recebem o Bolsa Família e que trabalham vendendo bolos ou marmitas para ampliar a renda”.

A equipe do Sebrae apresentou os programas Cidade Empreendedora, que já está presente em mais de 3 mil municípios em todo o território nacional; e o Plural, uma nova iniciativa  que tem como mote a função social do empreendedorismo, com o objetivo de dar as condições necessárias para que setores minorizados na sociedade tenham o apoio técnico e linhas de crédito para manutenção e ampliação dos negócios.

Entre os números dessa grande parceria está a capilaridade de atendimento de mais de 100 mil mulheres por ano, dado apresentado pela coordenadora do Sebrae Delas, Renata Malheiros, que enfatizou que essas ações vão além das capacitações, trabalhando o empoderamento feminino para o enfrentamento aos preconceitos.

Para o mês de março, o presidente do Sebrae, Décio Lima, afirmou que terão uma série de ações e atividades, entre elas o lançamento do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e a produção de materiais para publicidade e conscientização sobre a responsabilidade de toda a sociedade no enfrentamento à violência contra as mulheres e a importância da autonomia econômica.

Por: Ministério das Mulheres

COMPARTILHAR

Related posts

Marco histórico: Conselho Pleno aprova proposta para garantir direitos aos advogados com deficiência

“De Repente Mãe” estreia na TV Norte SBT com Luana Borba

Sesc Amazonas terá programação natalina com entrada gratuita, nesta sexta-feira (13)