Ministério das Comunicações e embaixada dos EUA trocam experiências em telecomunicações

O objetivo é encontrar soluções para os desafios na ampliação da conectividade no Brasil

O Ministério das Comunicações (MCom) sediou nesta quarta-feira (06/03) um encontro com representantes da Embaixada dos Estados Unidos para troca de experiências e conhecimentos no setor das telecomunicações.

O secretário de Telecomunicações do MCom, Hermano Tercius, inaugurou a reunião ressaltando a importância do intercâmbio de conhecimentos. “A vasta experiência dos Estados Unidos em infraestrutura de telecomunicações, políticas regulatórias e parcerias público-privadas oferece um modelo valioso para o Brasil na busca por uma expansão eficiente e inclusiva da conectividade em nosso país. Ao conhecermos melhor suas práticas e estratégias, podemos adaptar e aplicar as melhores práticas em nosso contexto local”, disse.

Um dos pontos altos do encontro foi a exposição das metas de conectividade e investimentos pelo coordenador-Geral de Políticas Públicas para Serviços de Telecomunicações, Daniel Cavalcanti. Ele detalhou o Programa Norte Conectado, destinado a fortalecer a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica. Com 8 infovias e 12 mil quilômetros de extensão, o projeto representa um investimento total de R$ 1,3 bilhão e tem o potencial de beneficiar aproximadamente 10 milhões de pessoas em 59 municípios.

Nathalia Lobo, diretora do Departamento de Política Setorial da Secretaria de Telecomunicações, abordou a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC), um esforço do Governo Federal para fornecer conectividade a todas as escolas brasileiras da rede pública de educação básica. O objetivo é não apenas prover acesso à internet, mas também estabelecer redes Wi-Fi para uso pedagógico, fornecer dispositivos e conteúdo educacional.

“São 138 mil escolas em que iremos instalar uma rede Wi-Fi para uso pedagógico até 2026, proporcionando a infraestrutura necessária para uma conectividade não apenas universal, mas significativa”, ressaltou Nathalia Lobo.

Os Estados Unidos têm sido líderes no desenvolvimento e na implementação de tecnologias de comunicação e conectividade, impulsionando a inovação e o progresso em escala global. A Ministra Conselheira para Assuntos Comerciais, Nicole DeSilvis, expressou disponibilidade para a troca de experiências, visando fortalecer laços de cooperação e compartilhamento de conhecimento com o governo brasileiro, com o intuito de construir uma sociedade mais conectada, inclusiva e próspera para todos os cidadãos.

Por: Ministério das Comunicações (MCom) 

COMPARTILHAR

Related posts

Manu Bahtidão lança “Agora Aguenta Coração” ao lado da filha Clara em performance emocionante

Jaquelline usa joias avaliadas em 200 mil reais para mega evento em São Paulo; Veja

‘Memórias de um Esclerosado’ estreia nos cinemas nesta quinta (8/5)