Os biomas Caatinga, Mata Atlântica e Pampa serão o foco do último encontro da série “Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais”, que acontecerá nesta quinta-feira, 23 de outubro, às 17h (horário de Brasília). A transmissão será aberta ao público pelo canal do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) no YouTube: youtube.com/live/Nzb3OFHyTr4?feature=share.
As contribuições do debate integrarão a “Carta Nacional dos Extrativistas à COP30”, documento que reunirá propostas e reivindicações construídas ao longo dos encontros regionais da “Pré-COP” e será apresentado para autoridades nacionais e internacionais durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), no próximo mês, em Belém (PA).
“Ouvir os territórios é essencial para que a agenda política reflita as verdadeiras necessidades de cada bioma. As propostas que levaremos à COP30 são resultado da escuta e da participação de quem vive, protege e transforma esses lugares todos os dias”, destaca Letícia Moraes, vice-presidenta do CNS.
Participantes
Estão confirmados Fabio Feldmann, autor e relator de importantes legislações ambientais – como a Lei da Mata Atlântica e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) -, fundador da Fundação SOS Mata Atlântica e atual consultor sênior do Centro Brasil no Clima (CBC); Valdivino Rodrigues de Souza, agricultor e militante da Articulação Estadual das Comunidades Tradicionais de Fundos e Fechos de Pasto, com longa trajetória na defesa dos territórios e direitos das populações rurais; e Dione Torquato, filho e neto de seringueiros da Floresta Nacional de Tefé (AM) e atual secretário-geral CNS.
Também participarão Simone Santarém, líder do Grupo Mulheres do Brasil, presidente da Associação de Agricultores e Agricultoras Familiares da Fazenda Santarém e fundadora da Biblioteca Comunitária Carmelita Brito; e Gabrielle Thum, jovem do Povo Pomerano, conselheira suplente no Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) pela Articulação PomerBR, além de integrante do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) do Pampa.
Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do CNS: @cnsextrativistaoficial.
Sobre a “Pré-COP”
A “Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais” é realizada pelo CNS, em parceria com o Comitê Chico Mendes, Fundação Banco do Brasil, Museu Emílio Goeldi, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Fundo Puxirum.
Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo