Iniciativa de construtora presente no Amazonas para reduzir o analfabetismo no Brasil ganha prêmio internacional

Salvador_BA, 05 de junho de 2024 MRV - Programa Escola Nota 10 Imagem: Leo Drumond / NITRO

Programa Escola Nota 10 da MRV oferece aulas nos dos canteiros de obras, no horário do expediente, e já formou mais de 5 mil colaboradores

Em 8 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização e a MRV, maior construtora da América Latina, tem se destacado com os resultados do programa Escola Nota 10, criado em 2011 para reduzir o analfabetismo entre seus colaboradores nas obras. O Amazonas é um dos estados impactados pela iniciativa na área da educação da MRV.

O programa recebeu neste ano reconhecimento internacional, com a conquista de um Leão de Bronze no Cannes Festival, que premia a criatividade em dimensões como Propósito Corporativo e Responsabilidade Social. Além disso, contou com 155 inscrições de alunos do Escola Nota 10 no Encceja 2025, exame nacional que certifica a conclusão do ensino fundamental e médio, sendo o maior número de colaboradores inscritos de uma construtora na avaliação. 

Mesmo que, segundo o IBGE, o Brasil tenha registrado no ano passado o menor índice de analfabetismo desde o início da série histórica em 2016, a PNAD Contínua Educação 2024, divulgada em junho de 2025, aponta uma taxa de 5,3% de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais. Essa porcentagem equivale a 9,1 milhões de brasileiros.

Um exemplo de programa para mudar essa realidade é o Escola Nota 10, desenvolvido pela MRV&CO desde 2011 para erradicar o analfabetismo entre seus colaboradores e um importante instrumento de desenvolvimento humano e profissional. A MRV implementa espaços dedicados à educação dentro dos seus canteiros de obras e os encontros acontecem durante o expediente, fazendo parte da rotina dos trabalhadores. As turmas têm aulas de matemática e português. 

Ao longo da trajetória do Escola Nota 10, mais de 5 mil alunos foram alfabetizados pelo projeto, presente em 20 estados brasileiros, incluindo o Amazonas, e no Distrito Federal. Apenas em 2024, a MRV investiu mais de R$ 750 mil na iniciativa, certificando 279 colaboradores – avanços importantes rumo à marca de 100% dos colaboradores alfabetizados. 

“A MRV conta com parcerias estratégicas, como a Alicerce Educação e com organizações não governamentais para ampliar o alcance e o impacto do Programa Escola Nota 10. Vamos continuar contribuindo para gerar oportunidades, ampliar perspectivas e reduzir o analfabetismo: a meta é ter pelo menos uma escola em funcionamento em cada região onde a companhia atua”, afirma Raphael Lafetá, Diretor executivo de relações institucionais e sustentabilidade da MRV&CO. 

Encceja 2025

O Escola Nota 10 desempenhou um papel importante na preparação de dezenas de alunos que se inscreveram para o Encceja 2025, exame nacional que certifica a conclusão do ensino fundamental e médio. Neste ano, a companhia preparou 155 trabalhadores para a prova, tornando-se a empresa com o maior número de colaboradores inscritos na avaliação. O resultado final, com os nomes dos aprovados, será divulgado no dia 15 de dezembro.

Sobre a MRV

Com mais de quatro décadas de atuação no mercado, a MRV é uma das cinco empresas que integra a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos acessíveis para o público que busca o sonho da casa própria. A companhia já entregou mais de 500 mil chaves, e hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em um imóvel construído pela MRV. Conheça mais: www.mrv.com.br.

Fonte: Press Comunicação Estratégica – Diogo Rocha

COMPARTILHAR

Related posts

Estrelado por Débora Falabella, ‘Cacilda Becker em Cena Aberta’ promete um mergulho sensível na vida da lendária atriz

Ateliê 23 apresenta nova versão do espetáculo ‘Helena’ no Teatro Icbeu

Tem Sesc Aqui acontece neste sábado (13), com show solidário de Ferrugem