Conexão com novos parceiros e a ampliação de horizontes para o desenvolvimento sustentável na região amazônica foram os principais sucessos da ExpoAmazônia Bio&TIC, que iniciou na última terça-feira, 28 de novembro, e foi encerrada na noite desta quinta-feira, dia 30, em Manaus (AM).
No total, mais de 40 empresas e organizações de base sustentável marcaram presença nos três dias. Uma delas foi o Instituto CERTI Amazônia, cuja proposta é promover tecnologias para a melhoria da qualidade de vida e o aumento de renda em comunidades.
“A experiência foi muito exitosa, porque recebemos muitos visitantes que não conheciam o trabalho recente que estamos fazendo. Especialmente para bioeconomia, com apoio do empreendedorismo e da Plataforma Digital da Floresta. Esses visitantes foram estudantes, gestores públicos, startups e empresas do Polo Industrial de Manaus [PIM], que vieram conhecer os resultados que já estamos gerando e os impactos que podemos promover para a bioeconomia na Amazônia”, compartilha o diretor geral Marco Antônio Giágio.
Alinhado ao mesmo segmento de bioeconomia, conservação da floresta e economia verde, o Fundo Vale também marcou presença. “Houve um espaço relevante para discutirmos mais sobre o tema de bioeconomia, debater as oportunidades de negócios que existem; também foram momentos valiosos de aprendizado. Os olhos do mundo estão [voltados] para a Amazônia, então há muitas oportunidades de negócios que podem ser feitos, pensando em crescer com a floresta em pé. Considero a experiência muito positiva”, compartilha Camila Maia, analista de gestão de parcerias.
Voltada para o segmento de streaming, no “estilo Netflix”, a Netshow.me é uma empresa manauara e fundada por Rafael Belmonte. O CEO comenta que a oportunidade foi interessante e positiva, não apenas para sua startup, mas também para outros empreendedores.
“Sem dúvidas, o público nos recebeu muito bem. Somos uma empresa que contrata muitas pessoas da região e colabora, ao máximo, para desenvolver esse ecossistema de inovação e empreendedorismo, que vem surgindo. Tudo que pode ser fortalecido e empoderado, temos ajudado, temos colaborado”, detalha.
José Menezes, gerente de mobilização empresarial da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), também elogiou o evento.
“A participação na ExpoAmazônia foi bem positiva para a Embrapii. Houve grande interação com empresas, startups, pesquisadores e outros atores do ecossistema, dialogando sobre inovação em bioeconomia e economia digital. Também foi relevante para divulgar o ‘Inova+’, uma parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) com foco em bioeconomia florestal, transformação digital e outras áreas estratégicas. Ano passado foi bom. Esse ano, ainda melhor”, qualifica.
Outros participantes da feira de negócios foram o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Eneva, UpNetix, Instituto Eldorado, Fundação CERTI, Jornada Amazônia, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), SASI e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT).
ExpoAmazônia Bio&TIC 2023
A ExpoAmazônia Bio&TIC é considerado o maior evento de bioeconomia, inovação e tecnologia da Região Norte. Dessa vez com o tema “Tecnologia Sustentável da Amazônia para o Mundo”, o evento gratuito proporcionou uma rica programação em palestras, debates, pitch deck, premiações, maratona de programação, campeonato de e-sports e muito mais.
Vânia Thaumaturgo, presidente do Conselho de Administração da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM) e uma das organizadoras da ExpoAmazônia, reiterou a importância do evento para o futuro dos negócios e da própria região.
“De terça a quinta-feira, tivemos a honra de unir diversos atores estratégicos que se interessaram pelas ideias de negócio, projetos e produtos sustentáveis na feira. Não temos dúvidas de que grandes parcerias serão geradas. Agora, é apenas questão de tempo para colhermos os frutos deste incrível encontro”, finalizou. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site, expoamazonia.com, e no Instagram, @expoamazonia.bioetic.
Sobre
A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 é uma realização da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável (Idesam), Governo do Amazonas – por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM) -, Prefeitura de Manaus – por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).
Além de discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação da região como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico dos povos da Amazônia, a feira vista fortalecer os ecossistemas de Bio&TIC e integrá-los constantemente com os atores dos ecossistemas nacionais e internacionais de inovação.
Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo