Em novo balanço, ministério faz casos e morte por covid-19 “sumirem” no AM

COMPARTILHAR

Um novo balanço com dados atualizados às 20h de hoje sobre os casos de covid-19, divulgado pelo Ministério da Saúde, fez “desaparecer” no Amazonas uma morte e 71 casos informados mais cedo na atualização de dados estaduais divulgada 5 horas antes.

No balanço das 15h, o Ministério da Saúde informou que havia 7.313 casos confirmados e 585 mortes causadas pelo novo coronavírus no Amazonas. Cinco horas depois, esses números caíram para 7.242 e 584, respectivamente. Não houve explicação para a mudança para menos de casos.

O Amazonas atravessa uma grave crise na saúde e nos serviços funerários, especialmente na capital, Manaus.

O detalhe que chama a atenção é que em todas as demais unidades da federação, ou houve aumento, ou o número de casos se manteve o mesmo em relação ao balanço anterior.

Com os novos números, o país tem agora 107.780 casos da covid-19 e 7.321 mortes —às 15 horas eram 105.222 confirmações e 7.288 óbitos. Os dados do ministério são informados pelas secretarias estaduais.

UOL consultou os dados divulgados às 14h50 pela Secretaria de Saúde do Amazonas e viu que os números informados pela pasta são os mesmos que os divulgados no novo boletim do ministério às 20 horas. Em nenhum momento, na consulta feita pela reportagem, o estado divulgou os dados informados pelo ministério às 15 horas.

Não é a primeira vez que balanço divulgado pelo Ministério da Saúde da covid-19 traz dados equivocados. No dia 20 de abril, um erro de digitação para os dados do estado de São Paulo fez o ministério divulgar que aquele dia registrara 383 mortes, quando na verdade foram 113.

A reportagem do UOL entrou em contato com as assessorias do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Amazonas para que explicassem o que teria gerado o número alterado para menos, mas nenhuma das duas pastas respondeu até a publicação desta reportagem.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Outros estados que tiveram atualizações em seus números foram o Ceará, com 2.539 novos casos, o Espírito Santo, com 64 e a Bahia, com 26.

Entre os óbitos, houve aumento na Bahia (7) e no Espírito Santo (6).

Mudança

O Ministério da Saúde informou que, a partir de hoje, a forma de divulgação da atualização de dados ocorrerá sempre em duas etapas: a primeira às 15 horas, com dados preliminares por unidades da federação e estimativa de recuperados. Às 19h ocorre o lançamento do boletim com dados finais de casos, óbitos e estimativa de curados.

O ministério também anunciou hoje que na próxima segunda-feira (11) lançará uma nova versão do painel coronavírus, que tem como grande novidade a apresentação de dados da doença por regiões de saúde e municípios —hoje o detalhamento ocorre apenas por estado. Os dados serão publicados sempre a partir das 19h.

Publicado por UOL

COMPARTILHAR

Related posts

Marco histórico: Conselho Pleno aprova proposta para garantir direitos aos advogados com deficiência

“De Repente Mãe” estreia na TV Norte SBT com Luana Borba

Sesc Amazonas terá programação natalina com entrada gratuita, nesta sexta-feira (13)