Em 10 anos, instituição impacta mais de 20,4 mil crianças, adolescentes e mães solo em situação de vulnerabilidade social em Manaus

Promover ações de assistência social e garantia de direitos para crianças, adolescentes e mães solo em situação de vulnerabilidade social, incluindo pessoas migrantes e refugiadas, é o propósito do Núcleo de Assistência à Criança e à Família em Situação de Risco (NACER), que está completando 10 anos de atuação e já impactou mais de 20,4 mil pessoas em Manaus (AM).

A instituição realizou 395 acolhimentos, 2,8 mil atividades e ações socioeducativas e aproximadamente 2,2 mil articulações interinstitucionais, movimentação que torna possível a realização de diversas iniciativas para a transformação de vidas.

“Quando plantamos a semente da generosidade e do amor ao próximo, sabemos que haverá um retorno grandioso e que mais pessoas serão impactadas. É muito gratificante perceber a mudança na vida de pessoas que antes não tinham sequer a vontade de sorrir, mas que hoje enxergam um futuro brilhante em sua frente. A partir daí, elas sentem esse compromisso de ajudar quem precisa”, explica Cleslley Rodrigues, diretor do NACER.

O Acolhimento Institucional é um dos principais serviços oferecidos, no qual crianças e adolescentes, na companhia de mães solo em situação de risco social e vítimas de violência doméstica, são acolhidos. Inicialmente, o projeto era voltado apenas para crianças e adolescentes, mas a ampliação ocorreu em 2023 para evitar o abandono dos filhos.

Essa iniciativa é realizada em parceria com outros atores, como o Serviço Especializado em Abordagem Social e o Centro Especializado de Assistência Social (Creas).

Outra ação é o Serviço Família Acolhedora, que consiste em cadastrar e capacitar famílias para receberem, em suas casas, por um período determinado, crianças e adolescentes. O processo tem acompanhamento da equipe técnica do Serviço de Acolhimento.

Já o Projeto Girassol “Amor em Movimento” atua na identificação de violações de direitos relacionados a pessoas em situação de rua, trabalho infantil, exploração de crianças e adolescentes e outras situações, para dar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios socioassistenciais.

Outro projeto é o “Sítio Vó Ulda”, um espaço pedagógico com atividades educacionais, esportivas e artísticas para crianças e adolescentes, localizado no bairro Tarumã, em Manaus.

As datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal, também ganham programação especial do NACER, que realiza atividades gratuitas para crianças e adolescentes de famílias carentes de bairros próximos à sua sede, situada no bairro Parque Dez. Além disso, a instituição realiza eventos com a venda de ingressos ou produtos. Toda a arrecadação dos eventos e ações é revertida para as despesas mensais da instituição.

Nesses 10 anos de atuação, o NACER já transformou a vida de muitas pessoas, com ações sociais e muito acolhimento. Muitos bebês, crianças e adolescentes moraram na casa, recebendo uma série de atendimentos nas áreas da saúde, escolar, mental, recreativa, esportiva e muito mais. Já nos últimos dois anos, a instituição vem apoiando mães solo e famílias de refugiados e migrantes a se estruturarem na capital amazonense com dignidade.

Tudo isso ainda rendeu à instituição o “Selo A” em gestão e transparência pelo Instituto Doar, um dos mais relevantes do Brasil. “Nada disso seria possível sem a dedicação de colaboradores, voluntários, parceiros institucionais e doadores. Temos planos de alcançar voos mais altos e vamos continuar em nosso propósito de transformar vidas”, finaliza o diretor.

O NACER está localizado na Rua Iracy Albuquerque, nº 2B – bairro Parque Dez de Novembro – Zona Centro-Sul de Manaus. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais, @instnacer, e no site: nacer.org.br.

Sobre o NACER

O NACER acolhe crianças e adolescentes junto com suas mães, abrindo caminhos de superação para famílias em situação de vulnerabilidade. Seu compromisso é apoiar famílias na busca por autonomia, oferecendo incentivos que as ajudem a superar suas dificuldades. Com uma visão baseada em valores como transparência, solidariedade, ética, empatia e justiça, a instituição se destaca como referência em Assistência Social no Brasil.– 

Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo

COMPARTILHAR

Related posts

Estrelado por Débora Falabella, ‘Cacilda Becker em Cena Aberta’ promete um mergulho sensível na vida da lendária atriz

Ateliê 23 apresenta nova versão do espetáculo ‘Helena’ no Teatro Icbeu

Tem Sesc Aqui acontece neste sábado (13), com show solidário de Ferrugem