Eleições do IFCHS da UFAM são remarcadas e intensificam debates com a comunidade acadêmica

As eleições para a direção do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foram remarcadas e acontecerão no dia 23 de abril. A mudança no calendário intensifica a campanha das chapas concorrentes e amplia a agenda de debates com a comunidade acadêmica.

Antes do pleito, será realizado o segundo debate no dia 22 de abril, das 17h às 21h, no Auditório Rio Solimões, no Setor Norte do campus-sede, em Manaus (AM). O encontro será aberto ao público, especialmente a estudantes, professores e técnicos administrativos em educação (TAEs), e terá como foco a apresentação de propostas para o ciclo 2026-2030.

A chapa 1, “IFCHS Coletivo e Inclusivo”, é formada pela professora Dra. Iraildes Caldas Torres, atual diretora e candidata à reeleição, e pelo professor Tiago Maiká, candidato a vice-diretor. Entre as propostas defendidas estão a ampliação e melhoria da infraestrutura da unidade, a retomada de espaços físicos, o fortalecimento da assistência estudantil, entre outras ações.

Além disso, defende a conclusão das turmas de Licenciatura Indígena, em São Gabriel da Cachoeira, e a expansão desse curso para outros municípios.

Iraildes destaca que o debate é um momento estratégico para fortalecer a participação coletiva. “O IFCHS é a maior unidade acadêmica da UFAM e tem um papel histórico fundamental para a sociedade amazônica. Defendemos uma gestão construída de forma coletiva, com diálogo permanente com a comunidade. Esses espaços são essenciais para ouvir e aprimorar nossas propostas”, afirma.

Já Tiago Maiká ressalta a importância do engajamento contínuo. “O debate é fundamental para apresentar ideias, mas também para ouvir diferentes perspectivas. É assim que construímos uma gestão mais democrática e conectada com a realidade da unidade”, afirma.

A votação ocorrerá no dia 23 de abril, das 8h às 22h, de forma eletrônica, por meio do site https://ifchs.ufam.edu.br/

O resultado final será divulgado no dia 25 de abril. Aproximadamente 600 estudantes de graduação e pós-graduação estão aptos a votar, além de docentes e técnicos administrativos.

Iraildes Caldas Torres atua na UFAM desde 1993. É doutora em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e realizou pós-doutorado na Université Lumière Lyon 2, na França. É Professora Titular do curso de Serviço Social e bolsista de produtividade da Fapeam, com pesquisas voltadas às mulheres Sateré-Mawé e Mura.

Tiago Maiká é doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e graduado em Geografia pela UFAM. É professor do Departamento de Geografia, integra o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEOG) e coordena o Laboratório de Planejamento e Gestão do Território da Amazônia – Dabukuri.

Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo

COMPARTILHAR

Related posts

O BOTTECO VIDEOKÊ PROVOME DIVERSÃO E ENTRETENIMENTO NO DIA DE TRABALHAR DE PIJAMA

COMIDA DI BUTECO COMEÇA A TODO VAPOR COMEMORANDO 15 ANOS DE HISTÓRIA EM MANAUS

Build Atlas apresenta alternativa inovadora para quem quer construir patrimônio