A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) participou, na última quarta-feira, 13 de novembro, da 6ª edição da Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati), organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A FAS apresentou projetos desenvolvidos em comunidades da Amazônia, voltados para a educação.
Entre as atividades, destaca-se o jogo “Mude pelo Clima”, que visa sensibilizar diferentes públicos, principalmente crianças, sobre as mudanças climáticas através de uma dinâmica descontraída.
Entre os materiais expostos pela FAS, o “Baralho das Espécies” também ganhou destaque por ser um recurso educativo desenvolvido em colaboração com os moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã. O objetivo desse material é promover discussões de forma didática e ilustrativa sobre a conservação das espécies-bandeira da região amazônica.
Para os professores, foi montado um estande com materiais, incluindo um alfabetário que leva a perspectiva regional e fundamentos pedagógicos para orientar metodologias aplicáveis em sala de aula. Também foi apresentado o guia de atividades do projeto Escola D’água, voltado para a preservação dos recursos hídricos.
A bióloga Iarima Lopes, supervisora de Educação Ambiental da FAS, declarou que a participação da FAS na exposição reforça não somente a importância da educação ambiental, mas também “reafirma o compromisso da fundação em desenvolver projetos que valorizam as especificidades das comunidades tradicionais”, conta.
Os visitantes do estande, em especial os professores, puderam interagir com os materiais, experimentando novas abordagens para o ensino que valorizam a cultura e o conhecimento local. Durante o evento, foram doados mais de 400 materiais aos participantes através de dinâmicas de perguntas e respostas e participação no jogo ‘Mude Pelo Clima’.
Para Terezinha Rodrigues, professora e assessora de gestão da Semed, o projeto da FAS é muito importante para a educação. “A ação da FAS vem somar com a educação, principalmente no processo de ensino, aprendizagem dos alunos na alfabetização, em que eu vi o material de extrema qualidade. Também trouxeram vários livros para a educação de jovens e adultos, que é um trabalho mais difícil, pois muitos deles não tem mais aquele incentivo para estudar, e a FAS trouxe um material riquíssimo para se trabalhar com esses alunos”, declarou.
Com conteúdos voltados para conhecimentos da Amazônia e hábitos sustentáveis, as atividades tinham como finalidade valorizar a cultura da nossa região. Débora Oliveira, formadora na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério, ressaltou que materiais com essa proposta são essenciais para a educação.
“Fiquei encantada com o projeto por trazer a nossa regionalidade para as escolas, então acredito que ele vai agregar muito na educação das nossas crianças que vão poder ver a sua cultura ali representada neste material que foi produzido”, afirmou.
Sobre a FAS
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 16 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.
Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo