Dia de Doar, maior campanha global de incentivo global à generosidade, começa nesta terça em Manaus

Nesta terça-feira, 2 de dezembro, Manaus (AM) recebe uma ampla programação para destacar o Dia de Doar 2025, maior campanha global de incentivo à generosidade e solidariedade. As atividades são coordenadas pelo Núcleo de Assistência à Criança e à Família em Situação de Risco (NACER), com apoio de diversas empresas e organizações da sociedade civil (OSCs).

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (traduzido como “terça-feira de doação”), realizada anualmente após a Black Friday – período marcado pelo estímulo ao consumo.

Para iniciar a mobilização na capital amazonense, a partir das 17h, o Teatro Amazonas e a Ponte Jornalista Phelippe Daou receberão uma iluminação especial na cor laranja, que simboliza a campanha.

Já às 18h30, ainda na região do Centro, acontecerá a “Sopaterapia”, um projeto que é tradição do Nacer há 10 anos, com a distribuição de sopa, alimentos, kits de higiene e outros para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, além de ração para animais abandonados.

Até o dia 20 deste mês, diversas atividades solidárias serão realizadas, incluindo caminhada de conscientização, mutirão de doação de sangue, workshop sobre carreiras para jovens e adultos, retirada de lixo e resíduos sólidos da Marina do Davi, atividades educativas sobre proteção animal e doação de alimentos.

O Dia de Doar 2025 é coordenado pelo Núcleo de Assistência à Criança e à Família em Situação de Risco (NACER), em parceria com a Bemol, Supermercado Nova Era, Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Fundação Municipal de Cultura e Artes (ManausCult), Manaus Plaza Shopping, Impulsionar BR e Estação Social. Mais informações estão disponíveis no Instagram: @doamanaus.

Confira a programação completa: 

TERÇA (02/12)

17h – Largo São Sebastião e Ponte Jornalista Phelippe Daou

Iluminação especial na cor laranja e Abertura Oficial da Campanha

18h30 – Centro

Sopaterapia Solidária

    •    Distribuição de sopa, água, pão e donativos a pessoas em situação de rua.

QUARTA (03/12)

17h – Ponte Rio Negro

Iluminação da Ponte Rio Negro

    •    Registro oficial da ponte iluminada.

    •    Ação de valorização da vida e mobilização pela solidariedade.

19h – Ponta Negra

Caminhada do Bem

    •    Caminhada aberta ao público com mensagens de conscientização e incentivo ao engajamento comunitário.

QUINTA (04/12)

9h – Hemoam

Mutirão de Doação de Sangue

    •    Saída do NACER em duas vans para levar grupos de doadores.

    •    Ação coletiva para reforçar os estoques de sangue do Estado.

14h – Instituto Caminho Seguro

Workshop de Carreiras

    •    Profissionais de diversas áreas conversam com jovens sobre perspectivas, oportunidades e futuro profissional.

SEXTA (05/12)

16h – Casarão Cassina

Workshop “Como Será o Amanhã?”

    •    Encontro de Planejamento Estratégico voltado para ONGs.

18h – Centro (Ferreira Pena)

Blitz da Doação

    •    Ação em bares da região para conscientizar o público sobre a cultura da doação, com abordagem leve e educativa.

SÁBADO (06/12)

8h – Marina do Davi

Mutirão de Limpeza

    •    Retirada de lixo e resíduos sólidos da Marina.

    •    Destinação correta dos materiais coletados.

DOMINGO (07/12)

8h – Centro (Getúlio Vargas)

Caminhada do Bem

    •    Ação de mobilização social e valorização da vida, aberta a toda a população.

SEGUNDA – FERIADO (08/12)

9h – Instituto Bubu

Um Dia de Cão

    •    Atividades educativas sobre proteção animal.

    •    Brincadeiras com os animais.

    •    Distribuição de mudas.

    •    Jogo de futebol comunitário.

SERVIÇO:

O quê: Programação oficial do Dia de Doar 2025

Quando: 2 a 8 de dezembro

Onde: Diversos pontos de Manaus (ver programação)

Quem realiza: Rede de ONGs, apoiadores, embaixadores e parceiros da campanha Dia de Doar

Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo

COMPARTILHAR

Related posts

‘Munch: Amor, Fantasmas e Vampiras’ chega aos cinemas no dia 11 de dezembro

Trabalhos sobre aquicultura marcam 6ª edição do SBAPA, em Manaus

Duathlon & Run Nilton Lins: especialista dá dicas para sucesso na prova inédita em Manaus