Evento reuniu representantes de comunidades ciganas e dos governos federal, estadual e municipal
Os diálogos entre gestores municipais, representantes do governo estadual e municipal e as comunidades ciganas da região foram destaque no segundo dia da Caravana Brasil Cigano em Porto Seguro (BA). O encontro construído pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) aconteceu nas últimas segunda (29/01) e terça-feira (30/01) e reuniu representantes do Governo Federal, estadual e municipal, além da sociedade civil.
O Secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos, Ronaldo dos Santos, inaugurou a rodada de conversas. “Estamos comprometidos com as demandas apresentadas aqui. Esse momento de troca é essencial! Precisamos ouvir e conhecer a diversidade dos povos ciganos para a construção de políticas públicas eficazes em suprir as necessidades desta comunidade”, pontuou.
A representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Rosana Valle, compartilhou os projetos em andamento do governo voltados para a geração de emprego e renda, destacando a disponibilidade para colaborar com a comunidade cigana no desenvolvimento de projetos que promovam o empreendedorismo e a formação profissional dos jovens.
No encontro, também foi discutida a importância da adesão de famílias ciganas no Cadastro Único do Bolsa Família, além da necessidade de implementação de cotas e políticas de permanência para pessoas ciganas nas instituições federais de ensino superior.
“É imprescindível o trabalho conjunto dos governos federal, estadual e municipal para construir políticas que garantam acesso à educação, moradia digna, a segurança e a outros direitos da população cigana. O diálogo aberto com a comunidade é fundamental para promover a igualdade e justiça social”, destacou a Coordenadora-Geral de Políticas para Ciganos, Edilma Nascimento.
Como parte da programação da Caravana, a comitiva liderada pelo Ministério da Igualdade Racial também visitou as casas de membros da comunidade que apresentaram e compartilharam a rotina e tradições dos povos ciganos locais.
Estavam presentes Amanda Anderson, do Ministério da Previdência Social, Danilo Souza, Diretor de Comunidades e Povos Tradicionais da Secretaria de Assistência Social, Lívia Borges, superintendente de povos e comunidades tradicionais da Bahia, e Thiago Henrique, Coordenador de Políticas para Povos de Terreiros e Ciganos e Conselheiro Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais.
Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)