Conselho Regional de Medicina recomenda cloroquina e hidroxicloroquina para pacientes com Covid-19

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (CREMAM), recomenda aos médicos a indicação do uso da cloroquina e hidroxicloroquina para pacientes com Covid-19, em casos leves, moderados ou graves. O conselho levou em consideração os estudos preliminares realizados no Brasil que indicaram eficácia no tratamento do coronavírus, em tratamentos realizados em hospitais da Ásia e Estados Unidos.

A resolução foi publicada na quarta-feira (8) divulgada nesta quinta-feira (9). Considerando as altas taxas de pacientes infectados com a Covid-19, resolveram regulamentar a conduta da classe médica. Foram considerados alguns pontos para a recomendação: os resultados favoráveis obtidos em estudos realizados em hospitais asiáticos e norte-americanos com o uso de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com sintomas moderados; estudos preliminares realizados no Brasil indicam a eficácia do tratamento com o uso dos medicamentos no combate à infecção pelo coronavírus; e outros estudos que revelaram a eficácia no tratamento de pacientes diagnosticados como casos leves, moderados e graves.

Foi determinado que o médico possa indicar cloroquina e a hidroxicloroquina a pacientes diagnosticados como casos leves, moderados e graves de pneumonia por coronavírus, associada ou não à azitromicina, desde que não possuam contraindicação ao uso dessas substâncias. Os profissionais, devem medir os riscos do uso dos medicamentos e informá-lo sobre o diagnóstico, o prognóstico, os riscos e os objetivos do tratamento. A prescrição médica deve ser feita em duas vias, pois é uma medicação controlada.

Fonte – D24am

COMPARTILHAR

Related posts

Webinar online apresenta edital “Prospera Sociobio” para criação de Núcleos de Desenvolvimento na Amazônia

Denúncia expõe crise na saúde de Iranduba apesar de orçamento recorde

Em 2025, projeto impacta 200 mulheres refugiadas e migrantes com formação empreendedora