A Amazonas Band apresentará o espetáculo “Onça e Pajé” nesta terça-feira, dia 29 de outubro, a partir das 20h, no Teatro Amazonas, para marcar a abertura da Virada Sustentável Manaus, que é uma grande mobilização com atividades ambientais, ações culturais e debates em diversas partes da cidade. A entrada no show é gratuita e por ordem de chegada.
O espetáculo “Onça e Pajé” será realizado em alusão à música com o mesmo nome, lançada durante o Amazonas Green Jazz Festival deste ano pelo multiinstrumentista Jovino Santos Netto, em concerto com a Amazonas Band. A obra, com mais de 11 minutos de duração, enfatiza o imaginário amazônico da relação entre um pajé, as florestas, rios e uma onça.
Sob a regência de Rui Carvalho, a banda apresentará ainda obras de compositores como Stevie Wonder, Bob Mintzer e Maria Schneider. “A Amazonas Band se sente honrada de fazer parte da Virada Sustentável Manaus e já é uma tradição realizarmos o show de abertura do festival“, afirma Rui Carvalho.
“A abertura da Virada Sustentável Manaus no palco do centenário Teatro Amazonas é uma ação muito marcante, principalmente pelo show emblemático da Amazonas Band e do seu regente, Rui Carvalho. Neste ano, o festival tem uma missão ainda mais importante que é enaltecer debates relevantes sobre o que estamos vivendo com as mudanças climáticas, fazendo um grande alerta para a população em geral. Afinal, só com a união de todos poderemos tentar reverter tantas degradações ao meio ambiente”, comenta a superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades, Valcléia Lima Solidade.
Mais da programação
Em 2024, a Virada Sustentável Manaus está completando 10 anos de legado na cidade, oferecendo uma série de atividades gratuitas para todas as idades. As ações começam nesta terça-feira, dia 29 de outubro, às 10h, com a realização do Seminário Híbrido “Seca e queimadas: situação atual e perspectivas”, que acontecerá na sede da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), localizada na Rua Álvaro Braga, 351, no bairro Parque Dez, e com transmissão on-line pelo Instagram @fasamazonia.
Já na quarta-feira, dia 30 de outubro, 19h30, haverá uma edição especial do projeto Tacacá na Bossa, no Largo São Sebastião, com um show do grupo Cauxi Eletrizado. Na quinta e sexta-feira, dias 31 de outubro e 1º de novembro, ocorrerá o Fórum da Virada Sustentável Manaus com mais de 20 especialistas abordando várias temáticas. O evento ocorrerá na sede da FAS, a partir das 15h, com entrada liberada, e ainda terá uma edição especial do projeto Reciprolab com a venda de produtos da economia criativa e lanches.
A programação gratuita do festival vai proporcionar muitas atividades em diversos bairros da cidade, no sábado e domingo, dias 2 e 3 de novembro. Inclusive, com apresentações culturais e shows no Largo São Sebastião, e a realização da Feira da FAS com mais de 35 empreendedores. Além disso, também haverá uma edição do projeto “Virada Zen” com uma série de atividades gratuitas de meditação, yoga, massagens e outros na Galeria do Largo.
Sobre a Virada Sustentável Manaus
Corealizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Virada Sustentável Nacional e com produção da Somos Benevolência, o festival tem como objetivo conscientizar e mobilizar a população em prol de transformações ambientais e sociais, como a proteção do bioma amazônico, valorização das comunidades tradicionais, fomento à economia verde, diversidade, mobilidade e outras temáticas. A iniciativa tem patrocínio da Bemol e Águas de Manaus, além do apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A programação do festival foi elaborada de forma colaborativa com o apoio do seu Conselho Criativo, que é formado por 60 pessoas que representam instituições da sociedade civil amazonense, que atuam em comunidades e bairros de Manaus. Para mais informações sobre o festival, acompanhe as redes sociais da @viradasustentavelmanaus, @fasamazonia e @somosbenevolencia.–
Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo