EntretenimentoPrincipais Notícias

Onze cidades do interior do RS recebem a mostra Adentro a partir da próxima sexta (20/2)

Atração gratuita começa em Ibarama e passa por Sobradinho, Maquiné, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Santa Tereza, Pontão, Santa Vitória do Palmar, Bagé, Mata e Tiradentes do Sul até 29 de março​

Criada como janela de difusão da produção cinematográfica e formação de público gaúcho, o projeto Adentro – Cinema Itinerante Interiorano chega a sua terceira edição, alcançando novas pessoas e territórios. A abertura acontece no dia 20 de fevereiro de 2026, sexta-feira, em Ibarama. Localizada na região central do RS, a cidade serviu de locação para o aclamado “Uma em Mil” (2025), que passa às 19h, no Quiosque do Centro, seguido de debate com os realizadores, Jonatas e Tiago Rubert. Depois, o filme passa sábado (21), às 19h30min, em Sobradinho, outro cenário do longa, na Rua coberta – Av. João Antônio, também com a presença dos diretores.

Dez produções recentes do cinema gaúcho e o clássico “Saneamento Básico, o Filme” (2007), de Jorge Furtado, fazem parte da seleção do 3º Adentro. Além de Ibarama, a mostra viaja também por Maquiné, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Santa Tereza, Pontão, Santa Vitória do Palmar, Bagé e Mata até Tiradentes do Sul, onde o evento se encerra no dia 29 de março. A programação de cada localidade poderá ser conferida no Instagram @adentro.cine.

A curadoria propõe a exibição das obras nas cidades onde foram filmados, difundindo filmes contemporâneos de temas relevantes e acessíveis para toda a comunidade. Além do já citado título de abertura, os outros longas são “Bicho Monstro” (2024), de Germano de Oliveira, “Irmã” (2020), de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes, “Mãos à Terra” (2025), de Sérgio Guidoux, “O Empregado e o Patrão” (2021), de Manuel Nieto Zas e “Sobreviventes do Pampa” (2023), de Rogério Rodrigues.

Nesta edição, o Adentro visita 11 localidades de até 30 mil habitantes de diferentes regiões do RS, transformando praças e outros espaços públicos em cinemas ao ar livre. A proposta também inclui debates com cineastas. Nove sessões de cinema acontecerão dentro de escolas públicas locais, algumas delas com a presença de cineastas, e duas seguidas com oficinas de introdução ao audiovisual. Uma cartilha pedagógica será entregue para uso em salas de aula durante e após o evento.

“As exibições vão ao encontro de áreas rurais, distritos e regiões de fronteira, onde a tela grande raramente chega”, destaca Henrique Lahude, que assina a curadoria e divide a coordenação geral com Naomi Siviero. “O círculo se fecha. O filme, que um dia partiu como ideia e registro de imagens, retorna ao seu chão agora como experiência coletiva. Não são apenas imagens projetadas, mas uma restituição ao interior do direito de se ver com a dignidade da tela grande, transformando a estrada em um caminho necessário de volta para casa”, elabora.

O 3º Adentro – Cinema Itinerante Interiorano é realizado com recursos da Lei Complementar 195/2022, Lei Paulo Gustavo, apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, e financiado pelo IECINE, Pró Cultura RS e Secretaria da Cultura do Estado do RS.

Serviço

O que: Adentro – Cinema Itinerante Interiorano: Ano III

Quando: de 20 de fevereiro a 29 de março de 2026

Onde (em ordem de exibição): Ibarama, Sobradinho, Maquiné, Morro Reuter, Santa Maria do Herval (sessão escolar), Santa Tereza, Pontão, Santa Vitória do Palmar, Bagé, Mata e Tiradentes do Sul

Programação: Instagram @adentro.cine

Quanto: Entrada franca em todas as sessões

Longas-metragens

“Bicho Monstro” (2024), de Germano de Oliveira

“Irmã” (2020), de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes

“Mãos à Terra” (2025), de Sérgio Guidoux

“O Empregado e o Patrão” (2021), de Manuel Nieto Zas

“Saneamento Básico, o Filme” (2007), de Jorge Furtado

“Sobreviventes do Pampa” (2023), de Rogério Rodrigues

“Uma em Mil” (2025), de Jonatas e Tiago Rubert

Crédito

Coordenação Geral: Henrique Lahude e Naomi Luana Siviero

Curadoria: Henrique Lahude

Produção Executiva: Naomi Luana Siviero

Produção de Ações Formativas: Carla Cassapo

Coordenação Técnica: Eder Ramos

Cartilha pedagógica: Juliana Costa

Arte gráfica: Dani Eizirik – Riacho

Sobre Adentro – Cinema Itinerante Interiorano

O Adentro foi criado em 2019, com o subtítulo Mostra Interiorana do Audiovisual Gaúcho. Desde sua primeira edição, a atração percorreu mais de oito mil quilômetros por 17 cidades gaúchas e exibiu gratuitamente dezenas de produções regionais a mais de dez mil espectadores. Agora, em sua terceira edição, o evento aprofunda sua missão de levar “de volta à casa” filmes gravados nas mesmas regiões onde serão projetados – a maioria deles ainda inéditos para o grande público local.–

Fonte: Isidoro B. G​uggiana

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Prefeito de Manaus vai proibir profissional de saúde de postar fotos de vacinação

Redação

3ª Bienal Black abre dia 27 de Março no Rio de Janeiro

Redação

Últimos dias para inscrição no 45º Festival de Calouros do Sesc

Redação

Deixe um comentário