BrasilEntretenimentoPrincipais NotíciasVídeos

‘Tímpano’: videocast inédito estreia nesta terça (27/1)

Com direção de Eduardo Wannmacher, canal de entrevistas chega ao Youtube e Spotify​

Todos têm algo a contar. O canal “Tímpano” pretende dar voz a pessoas com olhares muito diversos e espaço para quem conta e tempo para quem escuta. O projeto estreia no YouTube e Spotify no dia 27 de janeiro, terça-feira, às 19h. O primeiro episódio traz uma conversa com a jornalista e empresária Fátima Torri, idealizadora do canal “Fala Feminina”. “Tímpano” é uma criação de Eduardo Wannmacher, Daniela Corso e Zé Carlos de Andrade, que assinam direção, arte e fotografia, respectivamente.

O programa é semanal e convida personalidades das mais diversas áreas e linhas de pensamento em episódios de 30 minutos. A primeira temporada traz conversas inspiradoras com Ana Maria de Souza, a 1ª mulher negra a dirigir Biblioteca Pública do RS; o músico Carlinhos Carneiro; o ator Gabriel Faryas (do recém lançado longa “Ato Noturno”); a fotógrafa Heloísa Medeiros; o rapper Rafa Rafuagi, criador do Museu do Hip Hop; e o arquiteto e professor Rogerio Malinsky.

O slogan de “Tímpano” o define como “um projeto de escuta”. O que o diferencia de um videocast convencional é o foco total em quem está sendo entrevistado. A câmera está centrada apenas no convidado e suas histórias. “Em nosso mundo caótico da informação, nós queremos que as pessoas parem e ouçam o outro”, define o cineasta porto-alegrense Eduardo Wannmacher. “Todo mundo tem histórias boas para contar”, complementa.

Outro ponto chave do canal é a busca pela diversidade: “Vamos entrevistar pessoas de vários campos de conhecimento, todo mundo que puder e que seja interessante, e falar coisas que uma entrevista tradicional não traz”. O trabalho é gravado na Zona Norte da Capital gaúcha e resulta da união de três amigos.

O cenário de “Tímpano” é um apartamento-estúdio desenvolvido pela arquiteta Daniela Corso, responsável pela direção de arte. Com uma história repleta de memórias e objetos de arte e design, é também um protagonista do projeto e será explorado com conteúdos de divulgação ao longo do tempo. Wannmacher conduz a conversa e edita, enquanto Zé Carlos de Andrade é o responsável pela foto e faz ensaios fotográficos com os entrevistados.

Para estrear o projeto, “Tímpano” traz Fátima Torri, jornalista com passagem por grandes publicações como a Revista Isto É, Zero Hora, Correio do Povo, e Estado de São Paulo. Há mais de 20 anos comando a Fatto Comunicação, agora FTcom, que presta serviços de comunicação corporativa. É a criadora da plataforma e do canal “Fala Feminina”, projeto que nasceu da sua inquietação sobre as diferenças entre os mundos masculino e feminino e tem como propósito dar voz às mulheres.

Serviço:

Estreia do canal Tímpano: um projeto de escuta no YouTube e Spotify | Episódios semanais

Quando: dia 27 de janeiro de 2026 (terça-feira), às 19h

Duração: 30 min

Instagram: @projetotimpano 

Quanto: gratuito

Spotify: open.spotify.com/show/5SxEtzUjX9ZZXS9coc8I4S

YouTube: youtube.com/@canaltimpano

Sobre Eduardo Wannmacher (direção)

Eduardo Wannmacher é roteirista, diretor e produtor, atuando há 30 anos no mercado audiovisual, com 25 anos de experiência como professor de cinema e publicidade. Fundador da Firma Filmes, realizou diversas produções para cinema, televisão e web. É responsável pela produção de diversos curtas e do média-metragem documental “Nós, Eles e os Outros” (2013/Fronteiras do Pensamento). Dirigiu o curta “Um Dia Como Hoje”, Melhor Filme Gaúcho no Festival de Cinema de Gramado/2009.

Dirigiu o longa-metragem “Depois de Ser Cinza” (Vitrine Filmes/Canal Brasil), com lançamento comercial em 2023. Na televisão, realizou projetos para o Núcleo de Especiais da RBS TV, nos anos 2000, como as séries “Mundo Grande do Sul”, “Continente de São Pedro”, “Histórias Curtas”, “Histórias Extraordinárias” e “Para Que Servem os Homens” (2013/Globosat). Coproduziu, roteirizou e dirigiu a série “O Cinema e as Cidades” (2020/Prime Box Brazil). Em 2024, dirigiu o piloto de série “Motorista de Táxi”.

Sobre Daniela Corso (arte)

Daniela Giovana Corso é diretora criativa e arquiteta, à frente do estúdio Nowhere. Atua em projetos interdisciplinares que integram arquitetura, design, arte e experiências de marca, com foco na conexão entre conceito, forma e inovação. Seu portfólio inclui arquitetura, cenografia, exposições e ativações de marca, com trabalhos para a Semana ARP da Comunicação, Festival de Cinema de Gramado, South Summit Brazil, Pipa Parade, entre outros.

Recebeu prêmios como Colunistas e Bornancini, além de reconhecimento da ARP. Foi vice-presidente da Apdesign RS e integrou o Conselho Consultivo do MAC-RS e o Conselho Estadual de Cultura. Paralelamente, desenvolve investigações em narrativas visuais por meio da ilustração e da fotografia artística.

Sobre Zé Carlos de Andrade (fotografia)

Jornalista formado e pós-graduado em jornalismo digital pela FAMECOS/PUCRS, trabalho com fotografia há mais de 22 anos. Tem fotos estampadas nas páginas de jornais de grande circulação, revistas especializadas em cultura, como Guitar Player – famosa publicação norte-americana voltada a músicos.

Seus trabalhos também podem ser conferidos em redes sociais de grandes corporações, tais como: Gerdau, CMPC, CFPL, Ceee Equatorial, Mercopar, SESC, SESI, SENAI, ABRH, Sinergy, ONU entre outras. Paralelamente, trabalha como fotógrafo de shows e na divulgação de artistas do segmento blues e rock. Nos últimos tempos, dedica-se a fotografar eventos, em geral projetos com um olhar diferenciado, fugindo dos padrões de segmento.

Fonte: Isidoro B. Guggiana – Assessoria de Imprensa

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Humberto Gessinger será atração em Manaus em show, no dia 15, para celebrar 10 anos da corrida Nema

Redação

Em primeira fiscalização do Carnaval, órgãos interditam banda irregular na zona centro-sul

Redação

Israel & Rodolffo se apresentam no maior rodeio do Sul do país

Redação

Deixe um comentário