Brasil Principais Notícias

Quatro estados já emitiram mais de um milhão de novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN)

Novo documento, que vai modernizar o Sistema de Identificação do Cidadão no Brasil, está sendo emitido nos estados com apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 12,1 milhões de CINs já foram emitidas em 25 estados e no Distrito Federal (DF)

Quatro estados já emitiram mais de um milhão de novas Carteiras de Identidade Nacional até esta terça-feira (10/9). São eles: Minas Gerais (MG), Rio Grande do Sul (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Santa Catarina (SC). Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 12,1 milhões de CINs já foram emitidas em 25 estados e no Distrito Federal (DF) até o momento. Somente Roraima ainda não expede o documento para a sua população.

Outro destaque dos números divulgados pelo MGI são as emissões por proporcionalidade da população. Neste quesito, o estado que mais emitiu CINs é o Piauí, que já atingiu 23,5% da sua população. Em segundo, está o Acre, com 21,23%, seguido por Alagoas, com 14,8%. Em quarto lugar nessa análise está o Mato Grosso, com 14,78%.

“Esses números demonstram que estamos no caminho, são uma grande conquista, pois temos a meta de emitir a CIN para 70% da população até o final de 2026. Este é um projeto muito importante, porque a nova carteira vai além da segurança pública, é um instrumento de cidadania. A CIN é a porta de entrada das pessoas para os serviços públicos e benefícios sociais”, disse o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, complementou

Segundo Mascarenhas, ter uma melhor identificação dos brasileiros é fundamental para o planejamento de políticas públicas em temas como educação, saúde e trabalho. “Com a CIN, vamos poder acompanhar todo o ciclo de vida dos cidadãos, podendo ofertar serviços públicos de forma automática, como na concessão de um benefício social”, afirmou.

Uma das principais novidades da CIN é possuir padrão nacional e número único, que é o CPF. Desta forma, o documento também reduz a possibilidade de fraudes e melhora os cadastros administrativos. Outra vantagem é a possibilidade inserir números de documentos na CIN, como o da Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho e outros. Isso vai permitir que a CIN seja o único documento que o cidadão vai precisar portar no futuro.

Além disso, a partir do recebimento da CIN impressa, as pessoas já podem acessar o aplicativo do GOV.BR para baixar a CIN em formato digital e mudar o nível da sua conta para Ouro, o mais seguro. O primeiro passo é selecionar a opção “aumentar nível”. Com o documento em mãos, use o aplicativo para ler o QR Code impresso na CIN e realizar o reconhecimento facial. Atualmente, o GOV.BR tem mais de 160 milhões de usuários e possibilita o acesso a mais de 4.300 serviços digitais.

Como emitir

A emissão do documento pode ser agendada nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. Para isso, é necessário que as pessoas levem as suas certidões de nascimento/casamento para a emissão da CIN. Abaixo, segue uma lista de links para agendamento da CIN:

 Acre

– Alagoas

– Amapá

– Amazonas

– Bahia

– Ceará

– Distrito Federal

– Espírito Santo

– Goiás

– Maranhão

– Mato Grosso

– Mato Grosso do Sul

– Minas Gerais

– Pará

– Paraíba

– Paraná

– Pernambuco

– Piauí

– Rio de Janeiro

– Rio Grande do Norte

– Rio Grande do Sul

– Rondônia

– Roraima – ainda não emite

– Santa Catarina

– São Paulo

– Sergipe 

– Tocantins

Em caso de dúvidas sobre a CIN, acesse gov.br/identidade

Fonte: Agência Gov | Via MGI

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Avião com turistas cai em Barcelos (AM)

Redação

Polícia Civil do Amazonas lança segunda edição de cartilha digital sobre crimes cibernéticos

Redação

Denis Paiva participa de reunião de saúde e leva melhorias para aldeias do Vale do Javari

Redação

Deixe um comentário