Colunismo social Principais Notícias

Iecine celebra talentos do audiovisual gaúcho

Profissionais regionais receberão o Troféu Leonardo Machado e Prêmios Iecine no Festival de Gramado

Cena de “Em Teu Nome” com Leonardo Machado e Nelson Diniz – crédito Divulgação

A Secretaria da Cultura do RS (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), anuncia homenagens a grandes nomes do audiovisual gaúcho durante o 52º Festival de Cinema de Gramado. Na noite do dia 16 de agosto, sexta-feira, serão entregues o Troféu Leonardo Machadoe os Prêmios Iecine, nas categorias LegadoInovaçãoDestaque, durante a cerimônia de premiação dos longas gaúchos em competição nesta edição.

“Consolidar prêmios de reconhecimento de trajetórias é fortalecer o setor audiovisual no RS”, explica Sofia Ferreira, diretora do Iecine. “Temos histórico de exportação de talentos, sobretudo para eixo Rio-São Paulo, e uma de nossas diretrizes é garantir que o contexto no Estado seja cada vez mais aquecido e relevante para reter estes talentos e fazer crescer nosso mercado”, acrescenta. 

Ela gestora compara a premiação gaúcha, que chega no tempo pós-catástrofe climática, à valorização da autoestima brasileira sentida no esporte olímpico atual: “a premiação é celebração da vida, da nossa história, da nossa potência e do futuro de fênix que temos pela frente”.

Além do troféu, os homenageados recebem valores em dinheiro. O Prêmio Leonardo Machadocorresponde ao valor de 15 mil reais, enquanto os Prêmios Iecine(Legado, Inovação e Destaque) correspondem a 30 mil reais, divididos igualmente entre os profissionais destacados.

Os nomes deste ano foram escolhidos por uma comissão composta pelos jornalistas Alice Urbim, Renato Dornelles e Ivonete Pinto. O Troféu Leonardo Machado, que leva o nome do ator e apresentador, premia um ator, atriz ou técnico gaúcho, com base na contribuições ao desenvolvimento do audiovisual do Estado. Nesta edição, o prêmio será entregue ao porto-alegrense Nelson Diniz.

Com mais de 60 trabalhos desde os anos 1980, Diniz é conhecido pelos filmes “Anahy de Las Missiones”, “Netto Perde a Sua Alma”, “Em teu nome”, “Casa Vazia” e muitos outros. Segundo a comissão avaliadora, o ator recebe o troféu “por sua imensa contribuição ao cinema brasileiro, principalmente ao gaúcho”, e “por seu dom camaleônico por excelência”.

Pela primeira vez, os Prêmios Iecineserão divididos em três categorias: LegadoInovaçãoDestaque. Criada em 2021, a premiação é dedicada a personalidades do cinema gaúcho, profissionais, entidades e ações que contribuíram para a história e o fazer audiovisual no Rio Grande do Sul. 

Prêmio Inovaçãoserá entregue a Aletéia Selonk (“Uma Carta para Papai Noel”), sócia-diretora e produtora executiva da da Okna Produções, por sua generosidade, e seu incentivo ao mercado audiovisual gaúcho, formação de novos profissionais e incentivo aos talentos femininos do Estado.

Já Alexandre Mattos, fundador da Moviola Filmes e membro do coletivo gaúcho Macumba Lab, formado por profissionais negros, recebe o Prêmio Destaque. O reconhecimento será entregue por sua contribuição no “avanço das políticas públicas” e “valorização da diversidade e inclusão na cultura do Rio Grande do Sul”.

O diretor, produtor e animador José Maia(“As Aventuras do Avião Vermelho”) receberá o Prêmio Legado, pelo trabalho que “alia técnica e imaginação” e “por sua trajetória ímpar no desenvolvimento do cinema de animação no Rio Grande do Sul, desde a década de 1970”.

Por Isidoro B. Guggiana – Assessoria de Imprensa

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

RENATO SERTANEJEIRO RECEBE MÃE DE MARÍLIA MENDONÇA EM EPISÓDIO EMOCIONANTE DE PODCAST

Redação

Governo do Amazonas prorroga pagamento de imposto, parcela contribuições obrigatórias e anistia multa e juros de fundos

Redação

Exame toxicológico de motoristas tem prazo para ser regulamentado

Redação

Deixe um comentário