BrasilPolíticaPrincipais Notícias

Ex-embaixador Sérgio Amaral morre aos 79 anos em São Paulo

Informação foi confirmada pela família nas redes sociais de hoje

Morreu nesta quinta-feira (13), em São Paulo, o ex-embaixador brasileiro e ex-ministro da Indústria e Comércio, Sérgio Amaral, aos 79 anos. A informação foi confirmada pela família nas redes sociais nesta sexta-feira (14).

De acordo com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), do qual ele foi conselheiro, Amaral foi embaixador em Londres (1999-2001), Paris (2003-2005) e Washington (2016-2019). Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e fez pós-graduação em Ciência Política pela Universidade Paris-Sorbonne. O diplomata foi também professor de Relações Internacionais na Universidade de Brasília.

Ocupou, ao longo da carreira, diferentes cargos públicos, como o de Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Secretário de Comunicação e Porta-Voz do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi também Ministro da Indústria e do Comércio (2016-2019) e Presidente dos Conselhos da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Manifestações

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse, pelas redes sociais, que recebeu com “profundo pesar” a notícia da morte de Sérgio Amaral. Ao destacar o currículo de Amaral, apontou que ele deixou “uma imensa contribuição para a diplomacia e o serviço público brasileiros”.

Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento do embaixador Sergio Amaral. Com extensa lista de serviços prestados ao país, Sergio Amaral já foi ministro do MDIC, presidente dos conselhos do BNDES e da Camex, além de porta-voz do governo FHC e embaixador do Brasil em…— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) July 14, 2023

Publicado por Agencia Brasil

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Senac Amazonas oferece mais de 1.000 vagas gratuitas para empresas em iniciativa de qualificação corporativa

Redação

Gravação de “Fernando & Sorocaba Na Pescaria” traz Fernando com primeira voz e exalta sua paixão pelo esporte

Redação

Inflação oficial de janeiro é de 0,16%, a menor para o mês desde 1994 

Redação

Deixe um comentário