ManausPrincipais Notícias

Projeto de apoio psicológico promove o acolhimento de profissionais da Segeam e seus familiares durante a pandemia

A Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) retomou, este mês, o atendimento via Serviço de Apoio Psicológico, uma iniciativa que visa dar suporte a profissionais e colaboradores da instituição, que foram acometidos pela Covid-19 e que sofrem de algum tipo de abalo emocional, ou, que fazem parte do grupo de risco e precisaram se ausentar das suas áreas de atuação. A demanda diária registrada pela equipe dedicada ao projeto é de, em média, 15 atendimentos. 

“Um dos pilares do projeto é o acolhimento e a orientação a esses profissionais e a seus familiares, buscando minimizar o sofrimento emocional que tem afetado todo o núcleo familiar de quem atua direto no enfrentamento à pandemia”, explicou psicóloga Quézia de Freitas, que participa da iniciativa, restrita a profissionais da Segeam.

O atendimento é feito a distância, através de ligações telefônicas e, em algumas circunstâncias mais específicas, via mensagens de WhatsApp, nos três períodos (de manhã, à tarde e à noite). De acordo com a psicóloga, uma lista é atualizada diariamente pelo Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), com os nomes dos colaboradores que atuam na linha de frente (a maioria, enfermeiros) e estão afastados em função da doença. Assim, membros do Serviço Social entram em contato, individualmente, para checar as necessidades de cada um. 

“O atendimento é um reforço à política de humanização adotada pela empresa e acontecerá durante o tempo que for necessário. Há casos em que os profissionais apoiados necessitam de um acompanhamento diário. Já outros, buscam suporte emocional a cada dois ou três dias, de acordo com suas necessidades individuais”, explicou Quézia.

Segundo a especialista, na prática, a Covid-19 não age apenas sobre o físico dos profissionais que trabalham na linha de frente, mas também afeta diretamente o emocional e o psicológico. Por isso o projeto é tão importante neste momento.

“Entre as principais demandas diárias, estão: ansiedade,  medo, abalos provocados pelo luto,  pânico diante dos desafios diários e o sentimento de impotência diante de algumas situações mais específicas, em especial, às que envolvem os óbitos de pacientes e colegas de profissão acometidos pela doença”, destacou.

A Segeam também contratou uma fisioterapeuta para atender aos que tiverem indicação de fisioterapia respiratória durante o processo de reabilitação pós-Covid, garantindo o bem-estar de quem atua na assistência diária à população. Além da psicóloga, atuam no projeto a gerente do setor de Gestão de Pessoas da Segeam, psicóloga Francivânia Vieira, os gerentes de enfermagem, a equipe do Departamento de Recursos Humanos e membros da Secretaria Executiva de Assistência à Saúde da Associação.

Por Ana Carolina Barbosa

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Liesa sorteia ordem do desfile das escolas de samba para 2024

Redação

Documentário Corpolítica representa Brasil em festival de cinema Queer

Redação

João Nelore e Texano, após viralizarem nas redes sociais com a música Cowboy 2.0, lançam em parceria com Us Agroboy o single “Tipo Nelore”

Redação

Deixe um comentário