Manaus Principais Notícias

Concurso de fantasias e máscaras estreia no salão Solimões

O tradicional concurso de fantasias e máscaras da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) reuniu, no último domingo (03/03), mais de 90 produções criativas e sofisticadas que conquistaram o público. O evento foi realizado pela primeira vez no salão Solimões, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro que fica na avenida Sete de Setembro, 1546, Centro.

Outra novidade da edição 2019, é que as disputas – nas modalidades Infantil e Adulto – aconteceram no mesmo dia. Para o secretário estadual de cultura, Marcos Apolo Muniz, as mudanças deixaram o evento mais completo.

“É muito gratificante ver as famílias brincando no evento. A ideia foi fazer o concurso em um salão de baile, no qual as pessoas podem interagir, deixam de ser simplesmente plateia e conseguem participar”, comentou. “As pessoas que trazem as crianças, ainda podem assistir depois a modalidade adulto, na qual é apresentado um fragmento do que foi o desfile das escolas de samba no Sambódromo”.

As apresentações começaram com a modalidade Fantasias Infantil, marcada por muitas cores e pelo carisma dos concorrentes mirins, vestidos como robôs, princesas, bailarinas e até rei Momo. Trinta e oito crianças participaram da competição nas categorias Originalidade e Luxo, divididas por faixa etária (3 a 5 anos; 6 a 8 anos; e 9 a 12 anos).

Dentre os inscritos na categoria Originalidade (3 a 5 anos), os vencedores foram Rafael Braga, com a fantasia “O menino pirulito” (1º lugar); Rafael de Freitas, com o traje “Robô do futuro” (2º lugar); e Mirian Vitória, vestida de “Tainá – A princesa” (3º lugar).

Na faixa etária de 6 a 8 anos, Larissa Gama levou o primeiro lugar com a fantasia “A bailarina”; o segundo colocado foi Vitor Correa, que fez uma performance do cantor Michael Jackson; a terceira colocação foi para Lilian Myrella, vestida de “Sereia – O encanto dos mares”.

Os ganhadores de 9 a 12 anos foram Mary Jane Paiva, com a produção “A princesa vestida com a Arte de Jornal e Panfletos” (1º lugar); Milena Feitosa, com a fantasia “Brincando com pipas” (2º lugar); e Bianca Christine, vestida de “Fada” (3º lugar).

Na categoria Luxo (3 a 5 anos), Kéroliyn Barbosa conquistou o primeiro lugar com a fantasia “Deusa do Sol”; Maria Louise Botrel ficou em segundo como “Guardiã da Luz”; e Christian John, vestido de “Rei Momo na Folia”, ficou com a terceira colocação.

Na faixa etária de 6 a 8, os vencedores foram Emanuel Kaleb, com a fantasia “Faraó, o Deus do Egito” (1º lugar); Victória Letícia Monteiro, com a produção “Victória, um sonho de fada” (2º lugar); e Victoria Letícia Vasconcelos, fantasiada com “As cores que brilham no carnaval” (3º lugar).

Entre as crianças que concorreram na faixa etária de 9 a 12 anos, Heloisa Paz venceu com a fantasia “A fada encantada veio brincar no Carnaval”; o segundo lugar foi para Beatriz Gonzaga, a “Maria Bonita na Folia”; e a terceira colocação ficou para Lindsay Falcão, que representou uma “Guerreira Soberana da Luz”.

Após o desfile infantil, as crianças puderam participar de um bailinho de carnaval, um momento de diversão com muito confete e serpentina.

Fabiana Gama levou as filhas gêmeas Letícia e Larissa, 7, pela primeira vez ao concurso e aprovou a festa. “Minhas filhas estavam muito empolgadas para participar. Nós trouxemos e adoramos os desfiles e o bailinho também”, disse. “Elas se divertiram muito e nós ficamos tranquilos, porque o ambiente é ótimo”.

Adulto – Com produções cheias de criatividade, sofisticação e brilho, 56 candidatos participaram das seis categorias da modalidade Fantasias Adulto (Melhor Idade, Originalidade Feminino, Originalidade Masculino, Luxo Feminino, Luxo Masculino e Mestre-Sala e Porta-Bandeira), e duas da modalidade Máscaras (Originalidade e Luxo). 

A Melhor Idade abriu os desfiles com deusas, baianas e até vovó fitness. Venceram a disputa Marilene Paz, com a fantasia “Preserve a natureza, a seringa é nossa riqueza” (1º lugar); Elaine Araújo como “Dama do Guarda Chuva” (2º lugar); e Elizabeta do Vale, a “Deusa do Carnaval” (3º lugar).

Na categoria Originalidade Feminino, o primeiro lugar ficou com Denise de Lima pela fantasia “Minha sogra é uma cobra”; a segunda colocada foi Rossineia Castro com a produção “Do lixo ao luxo”; e a terceira colocação foi para Aurilena Ceroeira com o figurino “Do descartável viro uma linda arte”.

Já em Originalidade Masculino, Marcos Monteiro venceu com a fantasia “O arcanjo de palha”; Clemilson Vieira ficou em segundo com a produção “Hoje é domingo criançada! Então venham brincar nesse lindo park até o dia raiar”; e Fábio Paz em terceiro com o figurino “O carnaval chegou, larga de mim amor”.

O primeiro lugar da categoria Luxo Feminino foi conquistado por Ariane da Silva, que se vestiu de “Ísis, a deusa do amor”; a segunda colocação ficou para Valeria Borges, com a fantasia “O verde que encanta”; e a terceira foi para Selma de Araújo, com a produção “Lótus, a joia da índia”.

Os destaques de Luxo Masculino foram Marcelo Dias, com a indumentária “O enigma dos desenhos das cerâmicas marajoara” (1º lugar); Luiz Carlos Junior com o figurino “O Mago dos Sonhos” (2º lugar); e Marcos de Souza com “Majestoso Cisne Encantado”.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira – A categoria foi um show à parte, com a evolução dos representantes das escolas de samba de Manaus. José Luiz Martins e Elane Batista Mendes, da Reino Unido da Liberdade, conquistaram o primeiro lugar, com a fantasia “Baobá -Árvore guardiã da memória negra”; James Paixão Bezerra da Silva e Gracinete Ferreira Ramos, da Sem Compromisso, ficaram em segundo, com a fantasia “Sua majestade o Rei do Rock, apresentado pela Rainha do Pop”; e Divaldo Stanio Nonato da Silva e Esterfany Caroline Nonato da Silva, da Andanças de Ciganos, em terceiro, com a produção “A riqueza dos cifrões”.

Máscaras – Finalizando as disputas, a modalidade Máscara premiou Bleno de Almeida, por “O Trono preserve a natureza” (Originalidade); e Leonardo Vasconcelos por “A riqueza da Ilha Tupinabarana” (Luxo).

O evento contou ainda com uma apresentação da corte do carnaval 2019.

FOTOS: Michael Dantas/SEC
FONTE: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura: Caetaninha Cavalcanti

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Cientistas alertam para 3ª onda em Manaus este ano

Redação

Bailinho de Carnaval da Casa Vhida

Redação

OAB se reúne com Presidência do STJ para reafirmar decisão da Corte sobre honorários

Redação

Deixe um comentário