Colunismo social Principais Notícias

‘Japonês da federal’ faz palestras motivacionais em empresas

Publicado por ESTADÃO

O agente aposentado da Polícia Federal Newton Ishii, conhecido como o ‘japonês da federal’, agora dá palestras remuneradas. Ele ficou conhecido por suas aparições ao lado de famosos alvos da Operação Lava Jato no momento em que eram conduzidos à carceragem da Polícia Federal.

Em um dos anúncios, Ishii aparece de terno e gravata, mas com os seus inseparáveis óculos escuros. “Palestras motivacionais na sua empresa”, diz o cartaz, que o classifica como ‘consultor, palestrante e escritor’, e que também replica o apelido que o tornou famoso.

© Fornecido por S.A. O Estado de São Paulo

Em razão de problemas de agenda do ‘japonês da federal’, uma de suas palestras, no Teatro Municipal de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, chegou a ser adiada no dia 14 de outubro, sem previsão para ser retomada. O tema seria ‘bastidores da “Lava Jato” a as consequências para o país’. O evento teria duração de uma hora. No texto de divulgação do evento, consta ainda que ele dá consultorias em compliance.

Com a imagem muitas vezes atrelada às ações da Lava Jato, Ishii chegou a inspirar marchinhas e máscaras no carnaval de 2016. “Ai meu Deus, me dei mal, bateu na minha porta o Japonês da Federal”, diz a música.

© Fornecido por S.A. O Estado de São Paulo

Ele também chegou a ser, em 2016, preso, e, depois, liberado com o uso de tornozeleira eletrônica, para cumprir quatro anos e seis meses de pena por descaminho e corrupção.

A ação decorre da Operação Sucuri,  deflagrada contra 23 policiais em 2003 para apurar um esquema formado por agentes da PF e da Receita Federal que facilitava o contrabando de produtos ilegais na fronteira com o Paraguai em Foz do Iguaçu (PR).

Em fevereiro de 2018, ele deixou o cargo para viver sua aposentadoria. Após se aposentar, chegou a presidir o diretório estadual do PEN no Paraná. Em 2018 foi lançada sua biografia, entitulada “O Carcereiro”.

COMPARTILHAR

Related posts

Para conter onda de covid-19, Governo do Rio quer criar postos de diagnóstico

Redação

Compare os atores clássicos de Escolinha do Professor Raimundo com os que vivem os personagens atualmente!

Redação

Instagram censura foto de Zé Neto, volta atrás e sertanejo brinca: ‘Faz sucesso’

Redação

Deixe um comentário